terça-feira, 24 de abril de 2012

4ª BIENAL RUBEM BRAGA: PROGRAMAÇÃO INCLUI BANDA PATO FU E OUTRAS GRANDES ATRAÇÕES


A Prefeitura de Cachoeiro do Itapemirim em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), abre as inscrições para as atividades da 4ª Bienal Rubem Braga. A programação do evento, que será realizado de 15 a 20 de maio, conta com feira de livros, mesas de debate sobre literatura, oficinas, palestras, exibições de filmes e shows. Serão mais de 130 atividades gratuitas para públicos de todas as idades, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro do Itapemirim.

A quarta edição da Bienal antecipa as comemorações do centenário de nascimento de Rubem Braga (1913-1990), cachoeirense que figura no rol dos maiores cronistas da língua portuguesa. "Este ano teremos programação e estrutura maiores que as da edição de 2010. Vamos fazer uma grande festa literária para dar início às homenagens alusivas aos 100 anos do nosso Sabiá da Crônica", explica a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.bienalrubembraga.com.br, onde está disponível a programação completa. Desde terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro recebe educadores para inscrição de turmas de alunos das redes pública e privadas do município.

Atrações


Dez espaços vão abrigar atividades do evento. No auditório Marco Antônio de Carvalho, nome dado em homenagem ao biógrafo deRubem Braga, serão realizadas as mesas de debate. Fabrício Carpinejar, Xico Sá, Pedro Bandeira, Viviane Mosé, Clara Averbuck, André Dahmer, Rafael Coutinho e Maurício Ricardo, chargista do BBB, entre outros nomes de relevo no cenário cultural brasileiro, vão participar de reflexões sobre a arte literária e a leitura na contemporaneidade.

Sete salas, batizadas com nomes de textos de Rubem Braga e de cachoeirenses notáveis, vão abrigar oficinas, exibições de curtas e longas-metragens, lançamentos de livros e sessão de autógrafos com escritores capixabas.

Na arena Zig Braga, crianças e adolescentes vão participar de contações de histórias, jogos pedagógicos, teatro de bonecos e outras atividades de sensibilização e incentivo à leitura. Nesse espaço, uma das atrações é o ator Daniel Braga, neto de Rubem, que fará leituras dramáticas de textos do avô.

As atrações musicais do evento são a banda Pato Fu, com o elogiado show "Música de Brinquedo", o grupo Palavra Cantada e o pianista cachoeirense Markos Resende, que se apresentará com Emílio Santiago e Pepeu Gomes. O grupo Giramundo de teatro de bonecos levará apresentações em seu palco móvel para três lugares: a praça Jerônimo Monteiro, local do evento, e os bairros Nova Brasília e Village da Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário