quarta-feira, 20 de junho de 2012

NOVELA. PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL. EXPOSIÇÃO NO SHOPPING VITÓRIA

Novela O Bem Amado. Foto: Divulgação

Não é nenhum absurdo afirmar que as novelas são um patrimônio cultural do Brasil. Quando bem escritas ou bem adaptadas as novelas de TV tendem a acrescentar valisosas informações a seus espectadores.  E é por isso que a exposição "60 anos da Telenovela Brasileira", que chega hoje a Vitória e vai até o dia 11 de julho, é como uma viagem no tempo. Parte da cultura do país, representada pelas primeiras novelas em preto e branco transmitidas pela TV Tupi na década de 50 até as mais recentes, que fizeram grande sucesso na TV Globo, como "Laços de Família" (2000) e o "O Clone" (2001), poderão ser conferidas.

A mostra, realizada no Shopping Vitória, é gratuita. A exposição, que tem o apoio da TV Gazeta no Estado, é uma parceria entre a Rede Globo e a Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), presidida por Vida Alves, atriz que protagonizou com Walter Forster o primeiro beijo da TV brasileira, na novela "Sua Vida me Pertence" (1951). O principal objetivo do evento é criar o Museu da TV Brasileira, que, até o momento, tem o acervo mantido na casa de Vida.

Mais de 300 peças integram a mostra, que cobrem a evolução da TV por diferentes ângulos. Há uma seção que mostra o desenvolvimento dos aparelhos televisores, uma que apresenta as primeiras máquinas de escrever utilizadas por autores das novelas e outra com a evolução dos figurinos, de Roque Santeiro (1985) até o remake de "O Astro" (2011). 

Cerca de 40 painéis que contam a história das novelas da TV Globo, assim como scripts raros – como o da novela "Um Beijo na Sombra" (1952) – estarão expostos. Há também um acervo capixaba no evento, que traz as primeiras câmeras da Rede Gazeta, como a que estava presente na inauguração da emissora, em 11 de setembro de 1976.

Exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira

Quando:  De hoje até 11 de julho
Onde: Na Praça Central do Shopping Vitória (Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória)
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário