segunda-feira, 18 de junho de 2012

DIA PAUL McCARTNEY

Paul McCartney um dos maiores artistas que o mundo já conheceu completa hoje 70 anos. O Outros 300, o blog mais beatlemaníaco possível, não poderia deixar de homenagear essa lenda da música. Nos posts abaixo, você vai conferir um pouco sobre a vida e carreira deste grande artista. Feliz aniversário, grande Macca!

Paul McCartney

James Paul McCartney nasceu no dia 18 de junho de 1942. Ninguém podia premeditar que o filho da jovem enfermeira Mary e o vendedor de algodão Jim se tornaria um fenômeno mundial.
Coroado como o escritor de maior sucesso na história do Reino Unido, pelo livro de recordes "Guinness", com mais de 100 milhões de álbuns e singles vendidos, McCartney continua sendo um dos maiores artistas de todos os tempos.

O quebrador de recordes

Paul McCartney colecionou todos os recordes. Segundo o Guiness, são 60 discos de ouro (entre 45 discos lançados) e 100 milhões de álbuns e singles vendidos, entre as quatro bandas que tocou e a carreira solo, iniciada em 1970. Paul emplacou nada menos do que 32 singles no 1º lugar da Billboard.
Dificilmente haverá outro artista capaz de carregar números tão altos. Talvez seja impossível saber ao certo quantas bandas covers dos Beatles existem no mundo, mas estima-se que sua Yesterday - o único grande sucesso dos Beatles escrito por Paul, segundo John Lennon em sua canção anti-McCartney How do you sleep - já recebeu em torno de 2.200 versões. E mais de 7 milhões de execuções somente nas rádios e emissoras de TV dos Estados Unidos.
É dele - e nosso! - o recorde mundial de maior público em um show: 184 mil pessoas assistiram à sua segunda performance no Maracanã, em 1990. Em 2012, a fortuna de Paul McCartney foi estimada em 475 milhões de libras.

Ícone da música pop

A revolução cultural incitada pelos Beatles na década de 60 faz de Macca um personagem central na compreensão das raízes da música pop. Paul, John, George e Ringo não só popularizaram a essência do rock, mas foram os percussores do conceito "banda". Foi justamente a partir deles que o sonho de formar um conjunto e tocar para grandes públicos tornou-se possível para milhões de adolescentes ao redor do mundo.
O legado de Paul e dos Beatles não fica restrito ao popular. Eles são respeitados em diferentes âmbitos sonoros. "Sua influência é muito admirada em diversos segmentos, principalmente na black music. Até porque os Beatles beberam muito dessa fonte com Chuck Berry e Little Richard, por exemplo. Eu já ouvi o Iggy Pop falar que queria ser um beatle. É muito abrangente a influência deles para a música. Todo mundo queria ser Paul McCartney. Para mim, é um cara que soube ser popular e ao mesmo tempo respeitado. Eu me pergunto se não é esse o verdadeiro segredo da música pop", disse Samuel Rosa, vocalista do Skank, ao comentar a influênia de Paul.
"Ninguém imaginaria que Paul McCartney completaria 70 anos hoje em cima de um palco, fazendo três horas de show. É a maneira mais digna de um músico envelhecer", comentou Beto Bruno líder da banda Cachorro Grande. Onde eu assino?

God salve the king!

* Fonte: Todas as matérias do dia Paul McCartney retiradas dos sites de O Globo, Terra, Msn e de acervos pessoais. Além de criações e citações próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário