sexta-feira, 22 de junho de 2012

ÓPERA MADAME BUTTERFLY NO CINEMA


Ópera Madame Butterfly, de Puccini, em montagem da Royal Opera House, de Londres. Foto: Divulgação
A famosa história da gueixa japonesa Cio-Cio-San e do oficial da marinha norte-americana Pinkerton chega amanhã a Vitória com a exibição ao vivo nos cinema da ópera "Madame Butterfly". A obra de Giacomo Puccini fica em cartaz até o dia 28 de junho no Cinemark Shopping Vitória, trasmitida diretamente do prestigioso Royal Opera House, de Londres. 

Considerada uma das óperas mais populares, "Madame Butterfly" chega aos cinemas em tecnologia 3D, por meio de uma parceria entre a Royal Opera e a produtora RealD. Amanhã, a apresentação será às 11h. As reapresentações acontecem no domingo, às 21h, na terça-feira, às 16h, e na quinta-feira, às 19h.

Na montagem da ópera, Cio-Cio-San é interpretada pela soprano chinesa Liping Zhang, enquanto Pinkerton é vivido pelo tenor norte-americano James Valenti. Na trama, dois anos após o casamento dos dois, Pinkerton viaja para os Estados Unidos e lá permanece por anos, mas a gueixa não perde as esperanças de seu retorno. Durante a visita do cônsul americano, Cio-Cio-San revela a ele que o casal tem um filho. No terceiro ato, Pinkerton volta para buscar a criança, acompanhado de sua nova esposa americana.

Com texto escrito pelos italianos Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, "Madame Butterfly" estreou em fevereiro de 1904, no Teatro alla Scala, de Milão. Como a reação inicial do público foi ruim, Puccini alterou a partitura. A segunda versão foi apresentada em maio do mesmo ano, na cidade de Brescia, e foi um sucesso extraordinário. 

Desde então, as belas melodias de árias como "Un Bel Dí Vedremo" e "Addio Fiorito Asil" estão entre as mais queridas pelo público. A montagem da Royal Opera House de Londres tem direção de cena de Moshe Leiser e Patrice Caurier, enquanto Julian Napie assina a filmagem em 3D.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Cinemark (www.cinemark.com.br) ou nas bilheterias dos cinemas e custam R$ 50 e R$ 25 (meia). O espetáculo é cantado em italiano e tem legendas em português lusitano. A classificação etária é livre.

* Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário