quinta-feira, 28 de junho de 2012

VITÓRIA: A 84ª FESTA DE SÃO PEDRO COMEÇA AMANHÃ. CONFIRA!

A comunidade de São Pedro, na Praia do Suá, prepara a sua tradicional festa. O festejo dos pescadores, que chega à 84ª edição, começa na sexta-feira (29). A Festa de São Pedro faz parte do calendário de eventos da cidade e da história do bairro da zona norte da Capital. A realização é da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Os shows serão realizados na Praça do Papa, sempre a partir das 20 horas, com diversidade de ritmos e entrada gratuita. Na sexta-feira (29), apresentam-se o cantor Laion (sertanejo), a banda Sátyruz (reggae) e o cantor Rick Sollo (sertanejo).

No sábado (30), sobem ao palco a banda Dallas Company (sertanejo), o cantor Maycon Sarmento (pagode) e um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), Amado Batista.

Já no domingo (1º de julho), o cantor Emerson Xumbrega (samba) faz a festa para o público. Em seguida, é a vez da banda Casaca (rockcongo), e quem encerra a noite é o cantor Gerson Lano (sertanejo).

“A Festa de São Pedro, a homenagem dos pescadores ao seu padroeiro, é um dos grandes eventos de Vitória. Esse evento já faz parte da nossa cultura popular e tem um apelo muito grande junto ao público", destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Procissão Marítima

No domingo (1º de julho), às 10 horas, terá início a procissão marítima. O ponto alto das comemorações é a Bênção dos Anzóis, celebrada com os barcos em alto-mar.

O cortejo teve início em 1928, na mesma época em que começou a ser realizada a Festa de São Pedro. No início, a procissão era terrestre e fazia parte dos festejos do santo. Com a chegada de cerca de 200 pescadores açorianos, teve início a procissão marítima com o uso de barcos a remo.

A partir da década de 70, passaram a participar barcos a motor. Nessa época, o trajeto aproximava-se do atual, pois o aterro da Enseada do Suá acabou por incorporar ao continente o cais, onde hoje é o hospital São Pedro, e algumas ilhotas que o cortejo circundava.

Para as embarcações participantes da procissão, a originalidade e a criatividade nas ornamentações poderão valer prêmios em dinheiro. Os 10 barcos mais bem avaliados receberão prêmios.

Serviço

84ª Festa de São Pedro

Quando: de 29 de junho a 1º julho, com shows sempre a partir das 20 horas

Onde: na Praça do Papa, Enseada do Suá.

Atrações:

- Sexta-feira (29): Laion (sertanejo), banda Sátyruz (reggae) e Rick Sollo (sertanejo)

- Sábado (30): Dallas Company (sertanejo), Maycon Sarmento (pagode) e Amado Batista (MPB)

- Domingo (1º): Procissão Marítima, às 10 horas. Shows com Emerson Xumbrega (samba), banda Casaca (rockcongo) e Gerson Lano (sertanejo)

Entrada gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário