quarta-feira, 13 de junho de 2012

BLOG CULTURAL OUTROS 300 - 1 ANO: CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ROCHA


Carlos Alexandre da Silva Rocha nasceu em Vitória-ES em 1988. Escreve desde os treze anos de idade e tem como influências Drummond e os escritores simbolistas. Em 2008, lançou, pela Lei Rubem Braga, o livro de poemas “Um homem na sombra”, que aparentemente se coloca aos olhos do leitor como algo simples. Entretanto, como o livro versa sobre as angústias humanas, ele torna-se não tão fácil de ser encarado. Carlos Alexandre é formado em Letras-Português pela UFES e escreve no Blog Pierrô crônico (www.pierrocronico.blogspot.com). Abaixo, o autor fala acerca do aniversário do blog”:


No Estado do Espírito Santo há a cultura do ensimesmado, como se vivêssemos em uma torre de marfim, uma cultura que coloca as artes (literatura, música, artes em geral) num altar de adoração onde não podemos achar defeito entre os eleitos pela plêiade de nossas terras. É desse jeito que pensam alguns que vivem (ou vegetam, depende do ponto de vista que olhamos) no solo capixaba.

Partindo na contramão da tendência provinciana, amigos em roda de bar têm a ideia inicial para o blog cultural que mais tarde se faria presente na vida de tantos no mundo, pois o “Outros 300” já ultrapassou as fronteiras do Estado, quiçá do país (hoje são citados até em Portugal, participam de pesquisas acadêmicas, dentre outros reconhecimentos). Tal afirmativa se comprova se olharmos os textos que são publicados no blog, temas universais que podem interessar a todos.

É muito bom sabermos que no estado se discute Cultura (com maiúscula mesmo) de forma sadia, não extremista como estávamos acostumados a fazer desde então. O “Outros 300” parte da concepção de que a arte é boa independentemente do local em que ela foi feita, podendo ser da Inglaterra, Irã ou nas terras tupiniquins. O resultado desse olhar sobre a arte são artigos antenados que nos informam sobre o pop e o erudito. Assim temos resenhas sobre filmes, livros, música, dentre tantos eventos. Este é o “Outros 300”, onde vemos trezentas coisas, assuntos, temáticas...

Como leitor do “Outros 300”, fico feliz em participar dessa história de sucesso. Neste mês o blog faz um ano de existência, uma criança que já se mostra sadia e madura e que colherá bons frutos. Parabéns por esta ótima iniciativa!

Um comentário:

  1. Carlos
    Se há alguém que possa se sentir homenageado junto com a gente neste dia, esse alguém é você!
    Saiba que suas belas palavras, acabam, sem querer, elogiando a si próprio. Parabéns para nós!

    ResponderExcluir