quarta-feira, 13 de junho de 2012

"PROMETHEUS" UMA FICÇÃO CIENTIFICA NÃO CIENTIFICA

Filme Prometheus

Um grande elenco, um belo diretor e um filme que tenta de todas as formas não ser taxado como ficção cientifica, esse é o espelho de "Alien 2" ops, ou melhor, "Prometheus", que estréia neste fim de semana nos cinemas capixabas.

Desde que anunciou "Prometheus", Ridley Scott tenta dissociar o filme de "Alien" (1979), mas sempre soube que seria uma missão difícil. Os primeiros filme da franquia, dirigidos, respectivamente, por Scott e James Cameron ("Alien: O Resgate", de 1986), são dois dos maiores exemplares de como se misturar terror e ficção científica com maestria.

"Prometheus", que estreia sexta-feira, antecede os acontecimentos do primeiro filme em cerca de 30 anos. Na trama, uma equipe de arqueologia liderada pelos cientistas Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) descobre pinturas em uma caverna semelhantes a outras já descobertas em civilizações distintas; um mapa das estrelas que será seguido pela equipe da nave que dá título ao filme.

Além dos cientistas, a embarcação conta com a comandante Meredith Vickers (Charlize Theron), David (Michael Fassbender), um androide que caminha sempre no limite entre o bem e o controverso, e um bando de coadjuvantes. Quando eles desembarcam na lua LV-223, a trama começam a se complicar.

Os primeiros momentos do filme em muito se assemelham ao do primeiro "Alien", com a equipe caminhando rumo ao desconhecido junto ao espectador. Os escuros corredores das estruturas descobertas na lua criam uma ambientação perfeita para o longa, assim como os sons bem utilizados e a quase ausência de efeitos especiais. Até algumas das criaturas do filme foram feitas sem computação gráfica.

Mesmo com tantas qualidades, "Prometheus" enfrenta problemas quando abandona o suspense e a boa ficção científica para se transformar em um longa de ação genérico. Nesse momento, nem as excelentes atuações de Noomi Rapace e Michael Fassbender são capazes de dar fôlego ao roteiro, que afunda de vez no momento em que finalmente cria seu link com os filmes anteriores.

Confira o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário