quarta-feira, 20 de junho de 2012

GRUPO CATARINENSE ABRE 1ª NOITE DE ESPETÁCULOS DE DANÇA NO TEATRO CARLOS GOMES


No primeiro dia do Festival ES de Dança a companhia catarinense "Grupo Cena 11 Cia de Dança" apresenta o espetáculo "Guia de Ideias Correlatas"- cenas com uma complementação multimídia.

Durante quatro dias, a partir desta quarta-feira (20) até domingo (24), o Espírito Santo entra no ritmo do "Festival ES de Dança". A companhia catarinense "Grupo Cena 11 Cia de Dança" é o destaque do primeiro dia de programação. A abertura será às 20h30 com a homenagem à Magno Godoy, precursor da dança contemporânea capixaba, com a sua emblemática Cia. Neo-Iaô de Dança, e logo após será iniciado o espetáculo. O evento será no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, com entrada franca. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada espetáculo.

No espetáculo "Guia de Ideias Correlatas", com 60 minutos de duração, os bailarinos e o coreógrafo Alejandro Ahmed transitarão nas ações de violência, skinnerbox, pequenas frestas de ficção sobre realidade, construindo as cenas com uma complementação multimídia. Criado em 1993, o grupo é hoje uma companhia de formação e pesquisa em dança, possui oito bailarinos em seu corpo efetivo e três diretores artísticos.

Outro destaque da programação no primeiro dia são os ?flash mobs?. Às 11h, a apresentação será na Reta de Penha, próximo à sede da Petrobras; às 12h, na Enseada do Suá, em frente Assembleia Legislativa; e às 13 horas, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. As coreografias são de Yuriê Perazzini, idealizadora da União de Dançarinos do Espírito Santo (Udes)

Relatos de Experiência

No primeiro dia de Festival também será realizado primeiro relato de experiência. Esse encontro ocorrerá entre as 15 e 17 horas, no Museu de Arte Dionísio Del Santo (Maes), e terá como tema "Métodos de Trabalho - teoria e prática". Participam Alex Neoral e Mitzi Marzzutti.

Mais de 30 espetáculos de dança

Até o último dia do Festival serão mais de 30 espetáculos de dança locais, nacionais, apresentados em vários pontos de Vitória, além das danças de rua nos bairros que fazem parte do Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo, mesas de debates e relatos de experiência.

Além de apresentações em locais públicos, o evento terá como sede três espaços culturais: Theatro Carlos Gomes, Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) no Centro, e Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. Todos os espetáculos são gratuitos, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes dos espetáculos nos próprios locais das apresentações.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com parceria do Instituto Sincades, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Itaú Cultural, Rede Tribuna, e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

O objetivo do festival é contribuir com a produção e discussão sobre a dança no Espírito Santo e no Brasil, possibilitando a troca de experiências, a geração de conhecimento e a integração entre os participantes do Estado com artistas, pensadores, produtores de outros locais do País. Além de fortalecer, valorizar, divulgar e incentivar a produção em dança no Espírito Santo.

Programação

20/06/2012 - Quarta-feira

11h - Flash Mob (coreografia de Yuriê Perazzini) - Reta da Penha - em frente à sede da Petrobras - Vitória.

12h - Flash Mob (coreografia de Yuriê Perazzini) - Em frente à Assembleia Legislativa - Vitória.

13h - Flash Mob (coreografia de Yuriê Perazzini) - Praça Costa Pereira - Vitória.

13h - Cultura Presente: Grupo Vitória Break - Terminal de Laranjeiras - Serra

15h - Relatos: Métodos de Trabalho - teoria e prática: Alex Neoral e Mitzi Marzzutti - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

18h - Coreógrafos Independentes: Armando Aurich "Destino e Acaso", Jordan Fernandes Santos "Maresia", Nerdin Montenegro Alvarez "Intenções", Luciana Zanandréia Borgo "Diálogo" - Teatro do Sesi - Vitória.

20h - Markus Konká "Ser-Desnatural" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

20h20 - Homenagem a Magno Godoy - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

20h30 - Grupo Cena 11 "Guias de ideias correlatas" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

21/06/2012 - Quinta-Feira

10h - Núcleo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do Sesi - Vitória.

12h - Cultura Presente: Grupo Bioshock Crew - Terminal de Campo Grande - Cariacica.

13h30 - Cultura Presente: Grupo Bioshock Crew - Terminal de Vila Velha.

15h - Núcleo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do Sesi - Vitória.

15h - Relatos: Métodos de Trabalho - Teoria e Prática: Paulo Caldas e Gil Mendes - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

16h - Mesa Redonda: As redes sociais e a difusão da Dança Contemporânea - Alejandro Ahmed, Gilsamara Moura e Ivana Esteves - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

18h - Coreógrafos Independentes: Armando Aurich "Inquieto Vazio", Liliani Barbosa Cunha "Rumos", Patrícia Miranda de Azevedo "Experimento" - Teatro do Sesi - Vitória.

20h30 - Staccatto Cia. de Dança/Paulo Caldas "Quinteto" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

22/06/2012 - Sexta-feira

9h30 - Cultura Presente - Grupo Bio Shock Crew e Marcelinho Back Spin Crew (SP) - IASES - Cariacica.

10h - Núcleo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do Sesi - Vitória.

10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua"- Praça Duque de Caxias - Vila Velha.

12h30 - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin Crew (SP) - Nova Rosa da Penha I - Cariacica.

15h - Núcleo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do Sesi - Vitória.

15h - Relatos: Métodos de trabalho - teoria e prática: Marcelo Ferreira e Sueli Machado - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

16h - Mesa Redonda: Dança na rua - Significados e reflexões na contemporaneidade: Cristina Castro, Marcelo Gomes e Marcelinho Back Spin - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

17h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque da Cidade - Serra.

18h30 - Grupo Z de Teatro "Insone" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

20h - Grupo Focus "As canções que você dançou para mim" - Teatro Rubem Braga - Cachoeiro de Itapemirim.

20h30 - Valeska Gonçalves "Nega Lilu" e Cias. Locais: Cia. In Pares "Inumeráveis estados do ser", Cia. de Teatro Urgente "Via Sacra", Cia. Enki de Dança Primitiva Contemporânea "Conexões" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

23/06/2012 - Sábado

10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Praça na Av. Expedito Garcia - Cariacica.

10h30 - Cultura Presente: Grupo Vila Velha Force Break e Marcelinho Back Spin Crew (SP) - Terra Vermelha - Vila Velha.

15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Praça Encontro das Águas - Jacaraípe - Serra.

15h - Relatos: Dança de Rua - Marcelinho Back Spin e Alex do B. Boys - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

16h - Mesa Redonda: Perspectivas da dança contemporânea: Inês Bogea, Fabiano Carneiro e Flavia Dalla Bernardina - Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Vitória.

16h30 - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin Crew (SP) - Vila Bethânia - Viana.

17h - Flash Mob (coreografia de Yuriê Perazzini) - Praia de Camburi - Vitória.

20h30 - SP Cia de Dança "101" e Cias. Locais: Homem Cia. de Dança Contemporânea "A distância entre uma esquina e outra", Cia. de Dança Mitzi Marzzuti "Traduzir-se". Theatro Carlos Gomes - Vitória.

24/06/2012 - Domingo


10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Pedra da Cebola - Vitória.

10h - Cultura Presente - Atos Crew, Ultimate B. Boys e Marcelinho Back Spin Crew (SP) - Praça D. João Batista - Ilha das Caieiras - São Pedro - Vitória.

14h - Cultura Presente - Grupo Vitória Break, Face da Luz Break e Marcelinho Back Spin Crew (SP) - Praça Central - Feu Rosa - Serra.

15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Barreiros - Vitória.

20h30 - Grupo Focus "As canções que você dançou para mim" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário