terça-feira, 20 de novembro de 2012

HOJE TEM "RAIZ FORTE" WEB DOCUMENTÁRIO SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. CONFIRA ONDE E QUANDO.




No Dia da Consciência Negra, o Cineclube Colorado exibe "Raiz Forte".


Em 20 de Novembro de 1695, o líder do Quilombo Palmares, foi encontrado morto. Desde 2003, por meio do Projeto de Lei Nº 10.639, essa data foi estabelecida como o Dia da Consciência Negra, que tem por objetivo promover a reflexão sobre o negro na sociedade. Mas, o que falta para superar o preconceito?
Para promover esse debate, o Cineclube Colorado exibe o web documentário “Raiz Forte”. A série, com três episódios, traz o depoimento de mulheres negras acerca da estética afrodescendente e sua representação no âmbito familiar, escolar, afetivo e de militância. 




Fruto de uma colaboração entre a pesquisadora e fotógrafa Charlene Bicalho, o artista multimídia Msensorial e o diretor de arte Pedro Ribeiro, a série Raiz Forte foi produzida no Espírito Santo em parceria com o coletivo Compartilhe Ou Nada!, com apoio do Blog Garganta e com incentivo do Programa Rede Cultura Jovem.
Conheça os episódios:
- Episódio 1: Infância - O primeiro episódio da série aborda quais foram os rituais de manipulação do cabelo crespo durante a infância da mulher negra.
- Episódio 2: Adolescência e Juventude - O segundo episódio da série aborda como a mulher age diante das opções adquiridas durante a adolescência e juventude com as diversas técnicas de alisamento, até então não permitidos devido a faixa etária.
- Episódio 3: Vida Adulta - O terceiro e último episódio da série aborda como as experiências das personagens em relação ao cabelo crespo, da infância a juventude, marcam sua história hoje.
A sessão A minha consciência, acontece no próximo dia 20 de novembro, às 20h, no Bar do Pantera, em Campo Grande, Cariacica. A entrada é franca!
SERVIÇO:
A minha consciência - Exibição do web documentário "Raiz Forte"
Terça, 20 de novembro
20h
Bar do Pantera
End: Rua Coronel Olímpio Cunha, Campo Grande, Cariacica - ES
(Próximo à BR 262 e ao Colégio Lusíadas, em frente à Feltz Motopeças)

2 comentários: