segunda-feira, 11 de junho de 2012

BLOG CULTURAL OUTROS 300 - 1 ANO: JOSÉ DOMINGOS RANGEL DA SILVA FILHO


José Domingos Rangel da Silva Filho
é escritor e professor de português formado pela UFES. Abaixo, o autor fala do blog. Confira!

Homenagem

Certo dia um garoto encontrou com um homem sentado em uma cadeira. O garoto reclamava da vida e das dificuldades, mas trazia consigo uma caixinha musical. O homem particularmente não gostou da reclamação, mas lhe agradou a música. Então começaram uma amizade, os assuntos iam e vinham como ondas do mar, hora tranquilos, hora tempestuosos, por vezes de ressaca.

O garoto falava muito, tinha teorias e se achava forte, o homem se achava frágil, tinha um mal que lhe consumia as forças, um mal que o prendeu a uma cadeira. Ambos na verdade eram apenas estudantes, mas um carregava dentro de si uma força comum às pessoas com limitações físicas. Não há de fato um nome para essa força, mas poderíamos traduzir em: A incansável determinação de superar... De fato, não há como denominar, aqui, tal ímpeto. O homem hoje chamaria de fé.

Com o passar do tempo o garoto e o homem se afastaram, pois as vidas seguiram seus caminhos, como as águas de um rio, que sempre correm em direção ao mar, a vida escorrega pelos leitos de pequenos igarapés em direção ao grande rio comum.

Hoje, ao lembrar aquele tempo o garoto, agora jovem, percebe que o homem frágil era mais forte que um leão, sua mente resistia à deterioração do mal que consumia seu corpo. Sua força inominável ainda hoje resiste a ação das águas do tempo e rema contra a correnteza com uma força celestial que conseguiu uma brecha junto ao implacável tempo sustentando num frágil corpo a mente de um leão forte e manso.

Este rapaz aqui agora compreende o tamanho de sua determinação e sabedoria, semeou muitas sementes, dentre elas, algumas floresceram. “Outros 300”, foi uma delas, germinada, em sua ideia inicial, entre os corredores da Ufes e a sua casa. Criamos grandes aspirações, aspirações essas além do que poderíamos fazer na época. Mas os três inventores, o poeta sábio Marco Antonio Fagundes, o aprendiz presunçoso, que sou eu, e um menino escritor Ricardo Salvalaio, criaram uma semente.

Para Marco Antonio Fagundes. De José Domingos Rangel Filho, o muito obrigado por ter contribuído com o nascimento da revista Outros 300. Que agora é regada e cuidada pela equipe que a tornou possível reformulada como um Blog de sucesso: Mikaela Gomes de Oliveira, Ricardo Salvalaio e Sandro Bahiense, que transformaram a ideia em realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário