domingo, 10 de junho de 2012

BLOG CULTURAL OUTROS 300 - 1 ANO: ANAXIMANDRO AMORIM


Anaximandro Amorim (1978) é escritor, advogado, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduado em Direito pela Escola da Magistratura do Trabalho da 17ª Região (EMATRA - 17ª Região). Membro da Associação dos Professores de Francês do Estado do Espírito Santo (APFES), do Conselho Estadual de Cultura, da Academia Espírito-Santense de Letras e da Academia de Letras Humberto de Campos, de Vila Velha/ES. Abaixo, o autor fala da exposição Vitória e Cariacica como você nunca viu, de Xico Barreiros:

O POETA DA FOTOGRAFIA

Xico Barreiros. Talvez você não tenha ainda ouvido falar desse nome. Eu já, para a minha sorte. Nascido em Cariacica, Grande Vitória, Barreiros é um rapaz simples, de prosa agradável, daqueles que conversam com todo mundo. O que faz dele uma pessoa singular, no entanto, não seria apenas seu carisma, sua simpatia, mas sim, seu olhar. A essa altura, você já está se perguntando: mas, quem é ele, afinal? Um pintor? Um escultor? Um ator? Um músico? Nenhum deles! Xico é, na verdade, um poeta. Um poeta da fotografia.

O artista é o autor da exposição “Vitória e Cariacica como você nunca viu”, composta de uma trintena de fotos que, de fato, fazem jus ao nome. Autodidata e com um olhar para lá de singular, Xico Barreiros captou, em suas imagens, paisagens dos dois municípios de ângulos que, particularmente, eu jamais vi! Fico imaginando o trabalho do homem, subindo em árvores, em muros, se embrenhando em mangues, de madrugada, no raiar do dia, tudo para mostrar ao espectador uma visão diferenciada, unívoca dos recantos das duas cidades. E o mais incrível: tudo com uma máquina digital comum, sem grandes adereços!

O resultado é surpreendente! Há fotografias que são verdadeiras pinturas, como o pôr do sol em Porto de Santana, cujos tons de magenta, decantados na água da baía, fazem lembrar um Monet. Os manguezais da capital são mostrados de tal arte que tocariam até o maior de seus detratores (bem que, em épocas de Rio +20, alguém podia mostrar a foto, para tentar sensibilizar as pessoas da importância desse ecossistema). Barreiros consegue captar a poesia até mesmo na simplicidade dos habitantes do conjunto de casas da Ilha da Fumaça, revelando uma idílica imagem, tão próxima a nós mas tão obscurecida pelo caos urbano. A beleza, constante da exposição, é tanta, que você ouve, aqui e acolá, gente dizendo: “nossa, não sabia que tal lugar era tão bonito assim!”.

Xico Barreiros nasceu com um algo a mais, tão difícil de encontrar nas pessoas atualmente: sensibilidade. É esse ingrediente que faz com que o fotógrafo, com uma câmera comum, consiga tão encantadores resultados. Confesso que, de fato, meus conhecimentos em fotografia podem ser bem prosaicos. Mas sou poeta e, como tal, sei reconhecer outro. Não há como passar incólume às suas obras – e esse é o grande trunfo da verdadeira arte: tocar as pessoas, revolvendo o oculto. É por essas e outras que não considero Xico apenas um fotógrafo, mas um verdadeiro poeta. Um poeta da fotografia.

Serviço:

Exposição: “Vitória e Cariacica como você nunca viu” (fotos).

Autor: Xico Barreiros.

Curadoria: Clóvis Aquino.

Direção: Darcília Moysés.

Onde e quando: Espaço de Artes da Aliança Francesa de Vitória. Rua Alaor de Queirós Araújo, número 200, Enseada do Suá, Vitória/ES. De segunda a sexta, das 09 às 19h e sábados das 9h ao meio dia. Entrada franca. Até 30/06.


Foto: Xico Barreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário