domingo, 6 de novembro de 2011

SILVIO TENDLER: O CINEASTRA DOS VENCIDOS

Silvio Tendler (nascido em 1950) é um documentarista brasileiro. Conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros, Silvio já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981 fundou a Caliban Produções Cinematograficas Ltda., produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Seus filmes são resgates da memória brasileira e inspiram seus espectadores a reflexão: sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.

É dono de um jeito peculiar de fazer cinema. Entre a gestação de uma idéia, sua execução e finalização, muitas vezes contam-se décadas. Tem sempre vários projetos e vai tocando todos ao mesmo tempo.

Tendler é detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: "O Mundo Mágico dos Trapalhões" (1 milhão e 800 mil espectadores), "Jango" (1 milhão de espectadores) e "Anos JK" (800 mil espectadores).

Seus filmes "Jango" e "Anos JK", apesar de falarem sobre o golpe militar de 1964 e a democracia, foram lançados ainda em plena ditadura militar, em 1984 e 1980 (já o período da Abertura política e após a Anistia Ampla Geral e Irrestrita [1]) respectivamente. A partir de então, continuou produzindo uma série de documentários que conquistaram diversos prêmios de público e crítica, divulgando a cultura e a história brasileira para o resto do mundo.

Seu filme mais recente, "Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá", ganhou o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na última edição do Festival de Brasília.

Em 2005 recebeu o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra. Em 2008, foi homenageado no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris, com uma retrospectiva de seus filmes. Ainda neste ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado.

Em 2009 lançou "Utopia e Barbárie", filme que levou 19 anos construindo, filmado em mais de 13 países, e considerado pelo jornalista Mauro Santayanna uma obra-prima.

Só em 2011 estreou quatro produções: - "O Veneno Está Na Mesa" (40 min), documentário que alerta sobre os riscos dos agrotóxicos na alimentação, disponível no Youtube. - "Matzeiva Juliano Mer-Khamis", uma lápide eletrônica em homenagem ao ator anticonformista e pacifista libertário, que pagou com a vida por sua luta por direitos iguais para palestinos e judeus. Também pode ser conferido gratuitamente no Youtube. - "Tancredo, a Travessia", longa que mostra a trajetória de Tancredo Neves (1910-1985) e compõe trilogia com os já lançados "Jango" e "Anos JK". - "Giap, Memórias Centenárias da Resistência", uma homenagem ao centenário do general Vo Nguyan Giap. Abaixo, o documentário "O Veneno Está Na Mesa":

Nenhum comentário:

Postar um comentário