PEDRO ALMODÓVAR E OS MAIORES CLÁSSICOS DA COMMEDIA ALL'ITALIANA.
A Pele que Habito – todos os dias – 16h45 / 19h00 / 21h15
Neste novo filme do mestre espanholPEDRO ALMODÓVAR, além de se reconciliar com o ator Antonio Bandeiras (“Labirinto de Paixões”, “A Lei do Desejo”), volta-se para um gênero inédito em sua vasta e genial filmografia: o terror. Contudo o terror em Almodóvar não possui gritos ou sustos. Na busca do cirurgião plástico Robert Ledgard (Banderas) por desenvolver uma pele imune a qualquer agressão ou dor, Almodóvar recria Frankenstein em um filme repleto de signos. O autor reserva ainda a profundidade da história, revelada ao público em seu desenvolvimento. Adaptação do livro “Tarântula” do escritor francês Thierry Jonquet. Imperdível!!!
Nota da crítica (Jornal do Brasil): * * * * * (Excelente)
Uma Professora Muito Maluquinha – apenas sábado e domingo – 15h00
Adaptação da obra infantil de Ziraldo que narra a história de uma jovem professora que revoluciona a cidadezinha onde cresceu quando volta da capital para lecionar na escola primária do lugar. Lúdico e envolvente como toda a obra de Ziraldo.
Nota da crítica (site Cineclick): * * * (Bom)
SALA 02
MOSTRA COMMEDIA ALL’ITALIANA
25 de Novembro a 01 de Dezembro
Cine Jardins, Vitória-ES
PARA RIR EM BOM ITALIANO NO CINE JARDINS
Mostra de cinema Commedia All’Italiana celebra as relações ítalo-brasileiras com projeções e lançamento de livro
A mostra de cinema “Commedia all’italiana” é uma retrospectiva internacional que homenageia este gênero tão popular e peculiar do cinema italiano. Considerado fundamental pela crítica, tanto pela consolidação da comédia de costumes no panorama cultural cinematográfico quanto por suas influências no Brasil e no mundo, o evento aproveita as comemorações do Ano da Itália no Brasil para estreitar ainda mais nossos laços culturais com aquele país e exibir 12 de seus filmes mais importantes entre as décadas de 50 e 70.
O grande público será brindado com um panorama deste interessante universo cinematográfico e o lançamento do livro “Commedia all’italiana” (Ed. Aeroplano, 2011) – 1º livro brasileiro sobre o gênero. Editado pela Domínio Público Agência Cultural e organizado por Raphael Fonseca, também curador da mostra, reúne diversos artigos escritos por pesquisadores, professores e críticos brasileiros e italianos sobre o tema e chegará nas livrarias de todo o Brasil ainda em novembro.
GINA LOLLOBRIGIDA EM PÃO, AMOR E FANTASIA.
PÃO, AMOR E FANTASIA (dir. Luigi Comencini, 1953 – 86 min.)
Enviado para um vilarejo nas montanhas da Itália, Antonio Carotenuto, comandante de um batalhão de carabinieri deseja ter a sensual camponesa Mariella como sua noiva, sem saber que ela já está apaixonada por um dos seus subordinados. Enquanto isso, Annarela, parteira do vilarejo, começa a demonstrar seu interesse pelo comandante. Com Vittorio De Sica, Gina Lollobrigida e Marisa Merlini.
Principais prêmios:
- Festival de Berlim – Urso de Prata – 1954.
- Oscar – indicado a melhor roteiro original – 1955.
A GRANDE GUERRA (dir. Mario Monicelli, 1959 – 131 min.)
Oreste Jacovacci e Giovanni Busacca se conhecem durante a chamada para a Primeira Guerra Mundial. Mesmo tendo personalidades diferentes, unem-se no que diz respeito à sua falta de idealismo e no seu desejo de evitar qualquer perigo para sairem da guerra intactos. Eles, um grupo de civis e outros soldados passam por uma série de situações e treinamentos, até serem nomeados mensageiros e entrarem em contato direto com os inimigos. Com Vittorio Gassman, Alberto Sordi e Silvana Mangano.
Principais prêmios:
- Festival de Veneza – Leão de Ouro (junto com "De crápula a herói", de Roberto Rosselini, de 1959) - 1959.
- Oscar – indicado a melhor filme estrangeiro – 1960.
OS MONSTROS (dir. Dino Risi, 1963 – 117 min.)
Longa-metragem dividido em vinte episódios. Ao passo que alguns são curtas-metragens de cerca de seis a dez minutos, outros tem estrutura mais semelhante a esquetes e chegam a ter mesmo menos de um minuto. De todo modo, todos tem como unidade geográfica e temporal a cidade de Roma na década de 1960. As figuras centrais destes episódios são sempre representadas de modo caricatural por Vittorio Gassman e/ou Ugo Tognazzi. A ironia permeia o filme e suas pequenas histórias são leituras ácidas de alguns lugares comuns da sociedade italiana de então. Com Ugo Tognazzi, Vittorio Gassman, Lando Buzzanca e Marisa Merlini.
Principais prêmios:
- Festival de Mar del Plata – melhor ator (Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi) – 1964.
ONTEM, HOJE E AMANHÃ (dir. Vittorio de Sica, 1963 – 111 min.)
Três histórias sobre três diferentes mulheres e o homem que amam. Em Nápoles, Adelina é casada com Carmine e foi presa por contrabandear cigarros, mas descobre que não pode ir para a cadeia enquanto estiver grávida. Alguns anos e sete filhos depois, Carmine está impotente e a cadeia parece inevitável. Em Milão, Anna dirige um Rolls Royce e está aborrecida ao lado de seu amante. O casal discute e troca palavras hilariantes passando por uma série de contratempos. Mara é uma garota de programa cujo encontro com o ansioso Augusto a todo instante é "interrompido" pelo vizinho, um seminarista cujo compromisso com a castidade está estremecido desde o momento em que a conheceu. Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Aldo Giuffré e Tecla Scarano.
Principais prêmios:
- Oscar – melhor filme estrangeiro – 1965.
- BAFTA – melhor ator estrangeiro (Marcello Mastroianni) – 1965.
FALAM-ME DE MULHERES (dir. Ettore Scola, 1964 – 94 min.)
Uma reunião de nove episódios curtos sobre, como o próprio título já aponta, a relação com as mulheres do ponto de vista masculino. Vittorio Gassman se desdobra enquanto ator e encarna os mais diversos tipos de estereótipos masculinos: o viril e pobre trabalhador das ruas, o tímido irmão mais velho, o galanteador e mulherengo namorado, o filho ainda obediente à mãe, dentre outros. Primeiro filme dirigido por Ettore Scola. Com Vittorio Gassman, Walter Chiari e Umberto D'Orsi.
EU, EU, EU... E OS OUTROS (dir. Alessandro Blasetti, 1966 – 100 min.)Sandro é jornalista e conduz uma pesquisa sobre o egoísmo humano. Todo homem e mulher que conhece é adequado ao seu tema de pesquisa. Pouco a pouco, Sandro se identifica com as pessoas que conhece e a acusação feita contra os humanos se transforma numa espécie de confissão. Com Gina Lollobrigida, Marcello Mastroianni, Vittorio De Sica e Nino Manfredi.
Principais prêmios:
- David di Donatello – melhor diretor (junto com Pietro Germi, por "Confusões à italiana", de 1966) – 1966.
CONFUSÕES À ITALIANA (dir. Pietro Germi, 1966 – 115 min.)
Três histórias. Um homem confessa e pede segredo sobre sua impotência sexual para um médico amigo, mas é traído. Um funcionário de banco, depois de uma tumultuada relação com uma garçonete, volta a ficar solteiro. Adultos exploram a ingenuidade de uma garota de sua vizinhança e se deparam com o pai da mesma como obstáculo. Virna Lisi, Gastone Moschin e Nora Ricci.
Principais prêmios:
- Festival de Cannes – Palma de Ouro – 1966 .
- David di Donatello – melhor diretor e melhor produtor – 1966.
- Globo de Ouro – indicado como melhor filme estrangeiro – 1967.
NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (dir. Ettore Scola, 1974 – 119 min.)
Trinta anos na história da Itália (1945-1965) e as mudanças na vida de três grandes amigos: Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político nos anos 60, acompanhamos as aventuras, desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo. Com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli e Stefano Satta Flores.
Principais prêmios:
- Festival de Moscou – Golden Prize – 1975.
- César – melhor filme estrangeiro – 1977.
NINO MANFREDI EM FEIOS, SUJOS E MALVADOS
FEIOS, SUJOS E MALVADOS (dir. Ettore Scola, 1976 – 111 min.)
Quatro gerações de uma família vivem amontoadas em um pequeno barraco situado em um pobre bairro do centro de Roma. Devido a um acidente, o atordoante patriarca da família possui uma fortuna, devidamente escondida do resto de sua família. Após muitas confusões, uma decisão é tomada: matá-lo e fazer uso de sua exorbitante quantia. Com Nino Manfredi, Maria Luisa Santella e Alfredo D'Ippolito
Principais prêmios:
- Festival de Cannes – melhor direção – 1976.
SENHORAS E SENHORES, BOA NOITE (dir. Ettore Scola, Luigi Comencini, Luigi Magni, Mario Monicelli e Nanni Loy, 1976 – 112 min.)
Sátiras no formato de episódios acerca da situação política e social da Itália durante a década de 1970. Diferente dos outros filmes baseados em episódios exibidos na mostra, este apresenta um formato orgânico, como se estivéssemos a assistir um programa de televisão. Os episódios dados, portanto, são no formato de comerciais ou de programas do fictício canal TG3, como o telejornal apresentado por Paolo T. Fiume. Outra diferença importante é a questão da assinatura: não está explícito nos créditos do filme qual diretor dirigiu qual trecho do filme, dando um caráter ainda mais "coletivo" a esta obra. Tópicos como a problematização do inglês enquanto "língua universal", a religião, a pobreza, o sexo e desmoralização dos militares tem destaque. Com Vittorio Gassman, Nino Manfredi, Marcello Mastroianni, Ugo Tognazzi e Adolfo Celi.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA
SEXTA - 25/11
CONFUSÕES A ITALIANA....................15H30
FALAM-ME DE MULHERES ..................17H25
EU, EU, EU... E OS OUTROS................19H15
ONTEM, HOJE E AMANHÃ.....................21H15
SÁBADO - 26/11
FALAM-ME DE MULHERES.....................15H15
PÃO, AMOR E FANTASIA......................17H10
A GRANDE GUERRA..............................18H50
NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO.........21H15
DOMINGO - 27/11
SENHORAS E SENHORES, BOA NOITE......15H00
EU, EU, EU... E OS OUTROS..................17H00
FEIOS, SUJOS E MALVADOS..................19H00
CONFUSÕES À ITALIANA.......................21H15
SEGUNDA - 28/11
OS MONSTROS....................................15H00
ONTEM, HOJE E AMANHÃ.......................17H10
NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO...........19H05
SENHORAS E SENHORES, BOA NOITE........21H15
TERÇA - 29/11
EU, EU, EU... E OS OUTROS...................15H00
A GRANDE GUERRA...............................17H10
PÃO, AMOR E FANTASIA........................19H30
FEIOS, SUJOS E MALVADOS...................21H15
QUARTA - 30/11
ONTEM, HOJE E AMANHÃ.......................15H15
CONFUSÕES À ITALIANA........................17H15
FALAM-ME DE MULHERES.......................19H25
OS MONSTROS.....................................21H15
QUINTA - 01/12
PÃO, AMOR E FANTASIA........................15H15
SENHORAS E SENHORES, BOA NOITE.........17H00
FEIOS SUJOS E MALVADOS......................19H00
NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO.............21H15
SOPHIA LOREN E MARCELLO MASTROIANNI EM ONTEM, HOJE E AMANHÃ
INFORMAÇÕES:
Cine Jardins
(27) 3026-8099 (14h-21h)
SEGUNDA, TERÇA E QUARTA: R$ 10 (INTEIRA) - R$ 5 (MEIA)QUINTA E SEXTA: R$12 (INTEIRA) - R$6 (MEIA)
SÁBADO, DOMINGO: R$ 14 (INTEIRA) / R$ 7 (MEIA)
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