quarta-feira, 9 de novembro de 2011

UMA DUPLA DINÂMICA NAS LIVRARIAS: JÔ E MOTTA

Duas figuras conhecidas por exercerem mais de uma atividade artistica Nelson Motta e Jô Soares - escritores conceituadíssimos - lançam mais duas pérolas para a literatura brasileira atual. "A primavera do dragão" de Nelson Motta já foi lançado tem um tempinho, contudo o sucesso recente de sua venda fez com que olhássemos com carinho para sua nova obra.

Já "As esganadas" do Jô está fresquinho, chegando recentemente às bancas. Jô Soares repete em seu novo livro a mesma fórmula tão bem executada em Xangô e em O homem que matou Getúlio Vargas que é a mistura de ficção, realidade, historicismo e humor.

A primavera do dragão = Nelson Motta é fascinado por personagens radicais, os doidões com causa, e de extraordinária potência criativa. Depois de “Vale tudo”, a biografia de Tim Maia, o jornalista, escritor e produtor musical reconstitui a juventude de Glauber Rocha, ícone de uma geração excepcional.

Vivendo como filmava, em transe contagiante, ele fez da juventude uma experiência libertária, e aos 25 anos foi consagrado em Cannes com “Deus e o diabo na terra do sol”. Quando assistiu à primeira projeção do filme, o jornalista e escritor Nelson Motta sentiu a mesma emoção despertada ao ouvir “Chega de saudade”. Passou a ser amigo e admirador de Glauber, e agora recupera a trajetória de seus anos de ouro.




As Esganadas

As esganadas = Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem defini-lo como um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande:os tipos são posto no mundo e, mais do que no mundo, numa trama – e o seu criador (eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de Deus) se solta.

Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas. É nessa fonte que o autor tem bebido em seus livros - um melhor do que o outro - numa fórmula de sucesso infalivel. Mais uma vez o autor Jô Soares mostra-se tão eficaz quanto o ator ou comediante, ou diria mais, me parece, às vezes, até melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário