quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TOP 10 - AS VÍTIMAS DA AIDS


Hoje 01º de dezembro é o dia de Luta contra a Aids. Engajado nesta luta o Outros 300 presta uma singela homenagem a todos os grandes artistas que morreram vítima dessa terrível doença.



Rock Hudson = Ator norte-americano, famoso pelos dramas que fez com o diretor Douglas Sirk e pelas comédias românticas que estrelou ao lado de Doris Day. Assumiu a doença três meses antes de morrer, ao anunciar que doaria 250 mil dólares para uma fundação recém-aberta para cuidar de pesquisas sobre o vírus da Aids. Um dos primeiros artistas a contrair e assumir a doença.



Henfil = Cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro da melhor qualidade. Como outros dois de seus irmãos — o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia. Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.

Lauro Corona = Super galã do cinema e das novelas da TV Globo. Estreou no cinema em O Sonho não Acabou, em 1982, e dois anos depois fez Bete Balanço, como par romântico da personagem de Débora Bloch, filme com música tema da banda Barão Vermelho cantada por Cazuza.Também alcançou algum sucesso como cantor e apresentador do programa Globo de Ouro, nos anos 80. Algumas das músicas são Não vivo sem meu rock, O Céu por um beijo e Tem que provar.Foi uma das primeiras personalidades brasileiras a morrer de complicações decorrentes do vírus da AIDS.


Rudolf Nureyev = De origem Soviética foi um dos mais celebrados bailarinos do século XX e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky. Morreu em 1993, em Paris, França, por complicações decorrentes da Aids.



Sandra Bréa = Atriz brasileira que foi considerada símbolo sexual do país na década de 1970 e na década de 1980. Voltou aos holofotes por ter por ter assumido publicamente, em agosto de 1993, que foi contaminada pelo vírus da AIDS, lutando contra a discriminação.


Freddie Mercury = Vocalista da banda de rock britânica Queen. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares um dos melhores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo. Em 1991, após ficar muito doente, surgiam rumores de que estaria com AIDS, o que se confirmou afinal, através de uma declaração feita por ele mesmo em 23 de novembro, um dia antes de morrer.

Rafael Rabello = Foi um violonista e compositor brasileiro, principalmente ligado ao chorinho. Ele participou de concertos e gravações com famosos musicos brasileiros, tais como Tom Jobim, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Jacques Morelenbaum e Paulo Moura, João Bosco e também instrumentistas internacionais, como por exemplo Paco de Lucia. Raphael Rabello começou a declinar por conta de um acidente de carro que o obrigou a receber uma transfusão de sangue onde foi contaminado com o vírus da Aids. No desespero da situação, recorreu às drogas, em especial à anfetamina, com a pressa de sempre melhorar para conseguir escrever uma carreira mundo afora nunca terminada.

R Russo.jpg

Renato Russo = Cantor e compositor líder da Legião Urbana uma das maiores bandas de rock do Brasil. O poeta morreu no dia 11 de outubro de 1996, as 01h15 da Madrugada, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela Aids (era soropositivo desde 1989, mas jamais revelou publicamente sua doença). Seu corpo foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

Thales Pan Chacon = Ator, bailarino e coreógrafo brasileiro. Faleceu pouco antes de completar 41 anos, vítima do vírus da AIDS, doença que havia contraído dez anos antes, quando estava ensaiando a ópera La Serva Padrona. Carla Camurati, sua companheira durante seis anos, disse que ele "foi para o céu literalmente, virou uma estrela".



Cazuza = Foi um cantor e compositor brasileiro que ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos por um choque séptico causado pela AIDS. No enterro compareceram mais de mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. O caixão, coberto de flores e lacrado, foi levado à sepultura pelos ex-companheiros do Barão Vermelho. Cazuza foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.


Então caro leitores como vocês poderam perceber nosso top 10 não teve posições. Todos são primeiros lugares por enfrentarem tão devastadora doença. Por isso você que nos lê agora tome cuidado, se a Aids atingiu essas grandes estrelas é sinal que a doença pode atingir a qualquer um.

Por isso use camisinha, não compartilhe seringas já utilizadas e nunca, mas nunca mesmo, acredite que "comigo não vai acontecer". Previna-se. Ah, e uma coisa: A maior doença ainda é o preconceito. Se você conhece alguém soro-positivo trate-o normalmente, pois a dor maior que ele pode sentir é a dor do desrespeito.

5 comentários:

  1. carla camurati tambem adquiriu o virus?










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "casamento" era de mentirinha, ambos eram gays e só bons amigos.

      Excluir
  2. Eles já estavam separados quando ele contraiu a doença

    ResponderExcluir
  3. Acho que não acho que o casamento era de faxada eram mais amigos... bem sendo ou não grande ator e mto bonito

    ResponderExcluir
  4. Ele era gay Carla camurati poderia ter com traído a doença também olhando perigo que ela passou.

    ResponderExcluir