“Saneamento Básico, o Filme” é um filme brasileiro de 2007 do gênero comédia, dirigido e escrito por Jorge Furtado e estrelado por Wagner Moura, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Fernanda Torres, Paulo José, Zéu Britto, Lúcio Mauro Filho e Tonico Pereira.
Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo.
Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.
“‘Saneamento Básico, o Filme’ deveria ter exibição obrigatória em escolas de cinema, devido à sua trama que esmiúça e desmistifica, de forma bastante engraçada e inspirada, a produção de uma obra cinematográfica. Deveria ser um exemplo também para (acomodados) diretores brasileiros da velha guarda que não dão a devida importância aos roteiros (calcanhar de Aquiles da cinematografia nacional) de suas obras. O filme tem momentos geniais, frutos do ótimo roteiro e da direção (mais uma vez) magistral, ambos de Jorge Furtado." (Daniel Levi, O Globo Online, 19/07/2007)
Assista ao filme, na íntegra, no Youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário