sexta-feira, 23 de março de 2012

FAFI: COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO ATÉ 27/03


A Escola de Teatro Dança e Música Fafi comemora do Dia Mundial do Teatro com quatro dias de programação gratuita. Haverá a II Mostra de Cenas Minuto, palestra com Gilbert Chaudanne, cortejo e ensaio aberto da peça Escurial.

O roteiro começa neste sábado (24), a partir das 18 horas, com a II Mostra de Cenas Minuto. Ao todo, serão 15 cenas apresentadas ao público, que variam entre 50 segundos e um minuto. Neste domingo (25), também a partir das 18 horas, a Mostra se repete em diferentes espaços da Fafi.

Na segunda-feira (26), às 19 horas, está programada uma palestra de Gilbert Chaudanne em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues, com mediação de Nieve Matos.

Já na terça-feira (27), quando se comemora o Dia Mundial do Teatro, alunos, professores da Fafi e a comunidade farão um cortejo com início na praça Costa Pereira, de onde seguem até a área externa da Escola, onde haverá manifestações.

Em seguida, às 20h30, o público poderá assistir ao ensaio aberto da peça Escurial, de Michel Ghelderode, com Nysio Chrysóstomo e Marcos de Castro, da Cia. Makuamba. A peça traz um rei e seu bufão num diálogo de expectativa sobre a morte da rainha.

Enquanto aguardam o "esqueleto vadio que desliza pelas chaminés", num jogo tenso de farsas, as personagens revelam verdades inconfessáveis, gerando um confronto no qual a suspeita, o medo, a dor e o ódio se vestem de escárnio e adulação que se revezam sustentados por mentiras e verdades, numa sátira à decadência moral e declínio do poder dos impérios. A classificação da peça é de 16 anos.

Na adaptação deste texto, através de efeitos de iluminação, sonoridade e cenografia, a Cia. Makuamba dialoga em cada unidade cênica com as linguagens trabalhadas por Ghelderode em toda sua obra, como o expressionismo, a comédia de l'arte e o teatro de fantoches, buscando um espetáculo bizarro e tragicômico.

O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, ligado à Unesco. O dia 27 de março foi escolhido por ser a data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. Sua peça Vestido de noiva, dirigida por Ziembinski e que estreou na década de 1940, é considerada um marco no teatro brasileiro. Apesar de sua origem europeia, Ziembinski é considerado o primeiro encenador brasileiro.

O espetáculo Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, pelo grupo "Os Comediantes" em 1943, marca o início do que se considera o Teatro Brasileiro Moderno. Na encenação de Vestido de Noiva, Ziembinski coloca em cena uma linguagem que, coerente em si mesma e no que diz respeito às propostas do texto, constrói uma plasticidade formada pelas marcações, pela coreografia dos movimentos, e a interação com a iluminação que sombreia os contornos do cenário, feito em planos, por Tomás Santa Rosa.

Serviço
Comemoração do Dia Mundial do Teatro na Fafi
Atrações:
II Mostra de Cenas Minuto; palestra com Gilbert Chaudanne; cortejo e ensaio aberto da peça Escurial.
Quando: de 24 a 27 de março.
Onde: Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro
Mais informações: (27) 3381-6921
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário