terça-feira, 20 de março de 2012

OFES INOVA EM SUAS APRESENTAÇÕES


A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES) vem inovando no repertório e programou para 2012 um misto de espetáculos planejados para atrair e fomentar a formação de plateia, levando amantes e apreciadores da música aos concertos. A partir desta iniciativa a Ofes ganhou o cenário nacional e foi citada na coluna do jornalista Luiz Paulo Horta, do jornal O Globo, nesta terça-feira (13).

Para a nova temporada, a Orquestra preparou 30 concertos. Os temáticos como "O novo nacionalismo", no dia 11 de abril, no Theatro Carlos Gomes, apresentará obras de compositores que expressaram a cultura e as tradições das suas regiões e dos seus países nas suas músicas. Já o concerto do dia 29 de março, "Grandes Momentos da Música Russa", apresentará um panorama com obras marcantes dessa importante escola de composição. E, o "Viva España!" no dia 29 de outubro é composto por obras relacionadas à música e à dança espanhola.

Outro diferencial da Filarmônica do Espírito Santo é o destaque para obras pouco tocadas no Brasil, como a Sinfonia Cotswolds, de Gustav Holst; o Concerto para violino n.º 2, de Max Bruch; a Rapsódia Oriental, de Alexander Glazunov, e a abertura concertante In the South, de Edward Elgar.

Homenagem a Rubem Braga

O escritor capixaba Rubem Braga será homenageado com uma composição criada especialmente para Ofes por Cláudio de Freitas. O concerto especial será no dia 13 de junho. É para os amantes do cinema, a Orquestra programou para o dia 10 de outubro o concerto intitulado "Cinema Especial", com as trilhas sonoras dos filmes E.T, Indiana Jones, Star Wars, A lista de Schindler, O Patriota, O Senhor dos Anéis, Jurassic Park, Amelie, O Poderoso Chefão e Superman.

E para fechar o ano, a cantata Carmina Burana, uma das obras mais conhecidas e populares do repertório sinfônico-coral, que ganhará a primeira apresentação em terras capixabas, entre os 27 a 30 de novembro.

Entre os nomes convidados para compor a temporada destacam-se os violinistas Nicolas Koeckert, Carmelo de Los Santos e Daniel Guedes, a violonista croata Ana Vidovic e os pianistas Pablo Rossi e Hugues Lèclere. Destaque também para os maestros Isaac Karabchevsky, Luiz Fernando Malheiro, Roberto Tibiriça e Roberto Duarte, nomes de ponta na regência nacional.

Série de concertos

A Ofes continuará apresentando ainda as séries de concertos que marcam as suas temporadas: a Série "A Orquestra nas Escolas", apresentada nas escolas públicas da Região Metropolitana da Grande Vitória, democratizando o acesso à cultura e promovendo a inclusão social, sob coordenação do novo maestro adjunto da Ofes, Leonardo David. A série "Espírito Santo" de concertos itinerantes nos municípios de São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Domingos Martins, dirigida pelo maestro titular da Ofes, Helder Trefzger e a "Quarta Clássica", que apresenta concertos com solistas convidados a preços populares.

Para o maestro Helder Trefzger a temporada 2012 contribuirá para a continuidade do crescimento qualitativo da Orquestra, ao mesmo tempo em que brindará o público com a audição de peças expressivas do repertório sinfônico, colaborando ainda para a sua consolidação dentro do cenário artístico nacional.

Para ficar por dentro da temporada 2012 acesse o site www.secult.es.gov.br e clique no hootsuite da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo para ver a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário