quinta-feira, 15 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO CINE JARDINS - 16 A 22/03. CONFIRA!


Confira a ótima programação do Cine Jardins:

Histórias Cruzadas (EUA/Índia/Emirados Árabes, 2011 – 137 min.)

Drama – Classificação 12 anos – todos os dias – 21h00

Produção que figurou entre os indicados a diversas categorias do Globo de Ouro e do Oscar e que garantiu a Octavia Spencer o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em ambos os festivais. Soma-se aí a atuação excelente de Viola Davis, que tem destaque no longa interpretando Abeleen, a empregada que desencadeará todo um rebuliço no estado do Mississipi nos 60, ao revelar à jovem jornalista Skeeter (Emma Stone) a situação ultrajante a que eram submetidas as empregadas domésticas negras em uma sociedade pós-escravocrata. Histórias cruzadas é um filme que exalta os ideais feministas e de igualdade racial dos anos 60 sem ser militante, além de envolver o público em uma bela história de superação com o perfeito equilíbrio entre humor e o drama, o sonho e o real.

Nota da crítica Carina Toledo (portal Omelete): * * * * (Ótimo)

Procurando Elly (Irã, 2009 – 119 min.)

Drama – Classificação 16 anos – todos os dias – 18h45

O diretor iraniano Asghar Farhadi (“A Separação”, 2011) tem se destacado no cenário internacional pela contundência com a qual aborda as fortes divergências entre um Irã ocidentalizado e moderno e outro marcado pelo pensamento patriarcal e fundamentalista. “Procurando Elly” foi sua quarta produção, mas a primeira a chegar às salas de cinema do Brasil, devido aos prêmios recebidos no Festival de Berlim em 2009, que incluiu um Urso de Ouro na categoria Melhor Realização e um de Prata para Melhor Filme. Dinâmico e polêmico, a busca pela jovem professora Elly após seu desaparecimento durante um final de semana com um grupo de amigos mostra como o desespero por liberdade no meio desses jovens logo esbarrará em preconceitos e tabus arraigados culturalmente.

Nota do crítico Ely Azeredo (Jornal O Globo): * * * * * (Excelente)

A Dama de Ferro (Inglaterra/França, 2011 – 105 min.)

Drama – Classificação 12 anos – todos os dias – 16h45

Protagonizado com excelência por Meryl Streep, vencedora de mais um Oscar na categoria Melhor Atriz com este filme, o longa é voltado para trajetória de Margaret Thatcher a ex-primeira ministra britânica que “com mão de ferro” governou a Inglaterra entre 1979 e 1990 e foi a maior responsável pela consolidação dos paradigmas neoliberais ao redor do mundo nos anos que se seguiram. As memórias na velhice de Thacher, marcada pela solidão e pela demência resultante do Alzheimer, ganham mais importância no filme do que os fatos políticos e econômicos de seu governo, como a abolição do salário mínimo, o posicionamento durante a Guerra das Malvinas e a supressão às greves dos mineiros britânicos abordada com mais profundidade em “Billy Elliot” do diretor Stephen Daldry.

Nota do crítico Marcelo Forlani (portal Omelete): * * * (Bom)

Alvin e Os Esquilos 3 (EUA, 2011 – 87 min.)

Comédia família – Classificação livre – apenas sábado e domingo – 15h00

Em um luxuoso cruzeiro, Alvin, Simon, Theodore e as Esquiletes estão agindo como de costume, transformando o navio em seu playground pessoal, até que eles ficam encalhados em uma ilha deserta. Enquanto Dave Seville procura neuroticamente por sua equipe desaparecida, os Esquilos e as Esquiletes fazem o que fazem de melhor - cantam, dançam e causam confusão. Mas eles terão uma surpresa quando embarcam em uma aventura insular com seu novo amigo - um náufrago que é mais do que páreo para Alvin e os Esquilos.

A Separação (Irã, 2011 – 123 min.)

Drama – Classificação 16 anos – todos os dias – 21h10

Ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim, além dos prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz nesse mesmo festival, a produção iraniana do diretor Asghar Farhadi (“Procurando Elly”, 2009) ganhou o Oscar e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Por detrás de um processo de separação de um jovem casal da alta classe iraniana, desnuda-se um drama poliédrico. A separação seria a única saída para que a filha do casal possa estudar no exterior e ter uma educação com perspectivas mais amplas do que as determinadas pelo regime islâmico, todavia vários outros elementos surgem e dão complexidade a uma trama fascinante onde somos, a todo o momento, questionados sobre quem está certo em todos esses conflitos.

Nota da crítica Myrna Silveira Brandão (Jornal do Brasil): * * * * * (Excelente)

Tomboy (França, 2011 – 84 min.)

Drama – Classificação 16 anos – todos os dias – 19h30

No inglês “tomboy” é uma expressão que se refere ao agir menino, o que se entende por moleque. Quando uma menina age como menino, também é chamada “tomboy”. O título escolhido pela diretora francesa Céline Sciamma para seu filme refere-se a Laure (personagem interpretada com excelência pela pequena Zoé Héran) uma menina de dez anos que se identifica com o universo comportamental masculino e se apresenta à nova vizinhança como Mickäel. O ambiente familiar é amoroso e compreensivo, todavia embora o conflito identitário de Laure chegue aí, a crise maior estará no universo infantil, nos amigos de Laure/Mickäel quando a verdade emerge. Para além das delicadas discussões sobre orientação sexual, “Tomboy” não afirma bandeiras buscando seu foco na identidade pelo universo psicológico da infância.

Nota do crítico Daniel Schenker (Jornal O Globo): * * * * (Ótimo)

As Mulheres do 6º Andar (França, 2010 – 104 min.)

Comédia – Classificação 12 anos – todos os dias – 17h20

O diretor Philippe Le Guay parece ter bebido na mesma fonte que François Ozon (“Potiche”) para produzir esta comédia de costumes passada nos anos 60 e que, de forma harmoniosa e ponderada, apresenta uma deturpação da regra social que como um abismo separa patrões e empregados. Com um elenco de peso, que reúne o francês Fabrice Luchini (“Potiche”) com a espanhola Carmen Maura (“Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos”) e a belíssima atriz argentina Natalia Verbeke (“O Filho da Noiva”), “As Mulheres do 6º Andar” resulta em uma comédia equilibrada e deliciosamente envolvente.

Nota do crítico Roberto Guerra (portal Cineclick): * * * * (Ótimo)

As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne (EUA/Nova Zelândia, 2011 – 107 min.)

Aventura/Animação – Classificação 10 anos – apenas sábado e domingo – 15h10

Adaptação da popular série belga de livros em quadrinhos criada por Hergé, esta animação em motion capture apresenta as aventuras do jovem detetive Tintim e seu cachorro Milu. Na trama, Tintin e seus amigos descobrem os caminhos que levam até um navio afundado e que fora comandado pelo Capitão Haddock. Inicia-se então uma longa caçada ao tesouro, mas que Tintin desconhece os verdadeiros perigos.

Serviço

Cine Jardins (Shopping Jardins). Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória/ES, CEP 29.016-120. (27) 3026-8099 (14h-21h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário