terça-feira, 27 de março de 2012

TOP 10 - OS MELHORES FILMES DE QUENTIN TARANTINO


Hoje 27 de março um dos melhores diretores de Hollywood (na minha opinião o melhor) faz aniversário. Trata-se do ótimo Quentin Tarantino. Como não podia deixar de ser o Outros 300 faz um top dez em homenagem ao super craque das câmeras. Confira abaixo um paralelo da vida, obra, e eleição dos dez mais da vida dele:

Quentin Jerome Tarantino nasceu no Tennessee, a 27 de março de 1963. Aos 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit, que, a princípio, não deu em nada, mas seria o start de uma promissora carreira. Seus primeiros roteiros vendidos, Amor à Queima Roupa nosso 10º lugar e Assassinos por Natureza, tiraram-lhe do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bender numa festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a dirigir um filme. O produto final dessa conversa foi Cães de Aluguel (1992) nosso 3º lugar, um filme estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes.

Seguindo o sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projetos, incluindo Velocidade Máxima e Homens de Preto. Em vez disso, ele se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction - Tempo de Violência nosso 2º lugar. Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994 e, junto com Sexo, mentiras e videotape, de Steven Soderbergh e Roger e eu, de Michael Moore, revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que estes filmes também são rentáveis. Pulp Fiction é um filme de roteiro complexo, com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas três características se tornaram a marca do criador desde então. O filme ficou conhecido pelas aclamadas atuações de seu elenco e, ainda, por ressuscitar a carreira de John Travolta. Pulp Fiction também rendeu a Tarantino e Avary o Oscar de Melhor Roteiro Original, além da indicação na categoria de Melhor Filme. Depois de Pulp Fiction, ele dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms - Grande Hotel nosso 8º lugar, The Man from Hollywood, que foi um remake de um episódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen. Four Rooms é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.

O filme seguinte de Tarantino foi Jackie Brown (1997) nosso 6º lugar, uma adaptação de Rum Punch, um romance de seu mentor Elmore Leonard. Tarantino adiou o então projeto Bastardos Inglórios para escrever e dirigir o brilhante Kill Bill, lançado em duas partes, Vol. 1 4º lugar na nossa lista e Vol. 2 1º lugar na nossa lista, filmes estilosos, com temática de vingança, filmado com a influência do Wuxia (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terror italianos ou giallo. A sequência é baseada numa personagem chamada A Noiva, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de Pulp Fiction.Tarantino foi creditado como "diretor convidado especial" por dirigir a seqüência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro do sucesso neo-noir Sin City nosso 9º lugar na lista.

Em 2007 surge com À prova de morte, nosso 7º lugar. O projeto é uma homenagem aos filmes de horror da década de 1970. Há duas histórias dentro do filme, dirigido por Rodriguez, que mostra um grupo de pessoas lidando com zumbis enquanto enfrentam de militares; e Death Proof, dirigido por Tarantino, que mostra um dublê misógino que usa seu carro para matar suas vítimas, além de quatro trailers falsos. Logo depois em 2009 Tarantino surgiu com o excepcional Bastardos Inglórios nosso 5 º lugar filme que aborda a 2ª guerra mundial. Muito sangue, tiroteios e diálogos num momento muito maduro do diretor que não é exagero dizer é um dos melhores diretoresd e todos os tempos. Salve Tarantino!

Sequência de Kill Bill. Momento mais brilhante do brilhante diretor.

Lista dos dez melhores filmes segundo o Outros 300:
10º lugar - Amor à queima-roupa (1993) - Como roteirista
9º lugar - Sin City (2005) - Como diretor convidado
8º lugar - Four Rooms - Grand Hotel (1995)
7º lugar - À prova de morte (2007)
6º lugar - Jackie Brown (1997)
5º lugar - Bastardos Inglórios (2009)
4º lugar - Kill Bill - volume 1 (2003)
3º lugar - Cães de aluguel ( 1992)
2º lugar - Pulp Fiction - Tempo de violência (1994)
1º lugar - Kill Bill - volume 2 (2004)

Um comentário:

  1. LInda a lista,concordo com tudo, pena que Drink no Inferno foi esquecido.... o filme é fodão demais tb :D

    ResponderExcluir