quarta-feira, 28 de março de 2012

OFES, COM O MAESTRO ADJUNTO LEONARDO DAVID, APRESENTA CLÁSSICOS DA MÚSICA RUSSA NESTA QUINTA


Na próxima quinta- feira (29), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES), sob a regência do maestro adjunto Leonardo David, realizará o primeiro concerto da série Concertos Sinfônicos - Temporada 2012. A apresentação será no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20 horas. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos a partir das 14 horas desta sexta-feira (23) na bilheteria do teatro.

O repertório mostrará grandes momentos da música russa, com obras de Shostakovich - Abertura Festiva; Prokofiev - Concerto para piano n.º 3 e Tchaikovsky - Sinfonia n.º 5. Escrita em 1888, a Sinfonia n.º 5 de Tchaikovsky é uma das obras mais importantes da literatura orquestral. Ela traz o princípio cíclico, ou seja, um mesmo tema passa sob diversos aspectos pelos quatro movimentos da obra.

"O segundo movimento, andante cantábile, é marcado por melodias executadas ora pela trompa, ora pelo oboé ou pelas cordas", destaca o maestro Helder Trefzger, titular da orquestra.

O solista da noite será o capixaba Aleyson Scopel. Com um currículo que inclui apresentações como solista e recitalista em países das Américas, Ásia e Europa, o pianista consolida-se como uma revelação da nova geração da música erudita brasileira.
Aleyson Scopel foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) , Orquestra Sesi- Fundarte de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), New England Conservatory Symphony Orchestra, Springfield Symphony Orchestra, dentre outras.

Formado com a mais alta distinção (Distinction in Performance and Academic Honors) no New England Conservator y of Music (Boston) sob orientação de Patricia Zander, ele ainda recebeu dessa instituição o prêmio Blüthner, oferecido pela tradicional fábrica de pianos Blüthner com sede em Leipzig. Ele também realizou estudos com Celia Ottoni e Miguel Proença e aperfeiçoamento com Myrian Dau e lsberg.

Aleyson obteve a premiação máxima nos mais tradicionais concursos de piano do Brasil, tais como o Concurso OSB Nelson Freire - Novos Talentos Brasileiros (2003), Magda Tagliaferro (2004) e Artlivre (2005). Foi contemplado também em concursos internacionais entre os quais merecem destaque Corpus Christi International Competition (2003), Hellam Young Artists Competition (2003) e Kingsville Competition (2004). Conquistou o prêmio de melhor intérprete brasileiro no Concurso Internacional de Piano Villa- Lobos (2006), realizado na Sala São Paulo, e em 2007 o Volunteer Jury Award e o prêmio de melhor intérprete de música de câmara no Concurso Internacional William Kapell. Em 2008, realizou sua primeira turnê brasileira, com grande sucesso de crítica e público e passagem por 14 cidades. Voltou a ser premiado com o quarto prêmio em 2009 no Southern Highlands International Competition, na Austrália.

Em 2010 marcou o lançamento do seu primeiro CD, ao vivo na Sala Cecília Meireles.

Destaque também para a regência do maestro adjunto da Ofes, Leonardo David, que já dirigiu importantes orquestras no Brasil, como a Sinfônica de Porto Alegre, a Sinfônica de Sergipe e a Bachiana Filarmônica, além de orquestras no exterior, em países como Itália e Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário