quinta-feira, 22 de março de 2012

ESCRITORA SILVANA SAMPAIO LANÇA LIVRO INFANTIL HOJE


A escritora Silvana Sampaio, com apoio da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura, lança seu terceiro livro de literatura infanto-juvenil, "Lendas Capixabas em Versos", no próximo dia 22 de março, às 17h30, no Horto Mercado.

A obra tem como objetivo divulgar o imaginário capixaba que, segundo a autora, é muito rico e pouco conhecido. São 11 poemas ilustrados no livro.

O primeiro fala do folclore em suas múltiplas manifestações e, os outros dez, contam lendas de diversas regiões do Espírito Santo, mesclando histórias mais conhecidas do público.

Terceiro livro infanto-juvenil de Silvana, "Lendas Capixabas em Versos" é o primeiro de uma série na qual a autora está trabalhando.

"Comentando com pessoas sobre o trabalho que venho desenvolvendo com as lendas, começaram a surgir relatos folclóricos que ainda não estão registradas. Para o volume 2 já tenho um poema pronto: Juquinha, o Lobisomem de Guarapari, escrito a partir de relatos de pessoas daquela cidade", contou.

Para a autora, a perda da identidade cultural local das novas gerações é uma realidade. Ela considera que movimentos que enfrentem a internacionalização da cultura precisam ser pensados e postos em prática por aqueles que produzem cultura, que promovem as políticas culturais e, principalmente, pelas escolas, que podem ser o espaço de resgate e fomento da identidade cultural de cada povo.

"Decidi pesquisar e reescrever as lendas capixabas em uma linguagem mais contemporânea, popular e poética, de forma a torná-las conhecidas pelos mais jovens. O livro foi dirigido às crianças e jovens. Entretanto, o folclore faz parte do interesse de todas as faixas etárias e a linguagem poética também é bastante abrangente. Isto me leva a desejar que ele possa cair no gosto dos adultos também", afirma Sampaio.

O trabalho de ilustração do livro foi produzido por um jovem de 17 anos, Liam Bononi Simões, que tem como linguagem de expressão artística o grafite e, portanto, a monumentalidade, que é uma das características das produções dos muralistas.

Além de escritora, Silvana Sampaio é professora de Arte da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Matos Siqueira Gáudio, contadora de histórias do Grupo Chão de Letras da Biblioteca Municipal e vice-presidente da Academia Feminina Espírito Santense de Letras.

Serviço
Lançamento do livro "Lendas Capixabas em Versos"
Quando:
22 de março, às 17h30.
Onde: Horto Mercado. Rua Licínio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário