domingo, 16 de setembro de 2012

"5 A SECO" - 1º TRABALHO DE GRUPO PAULISTA DE MPB APOSTA NA MISTURA

Divulgação 

5 a seco mistura influências da MPB e de ritmos regionais
Grupo paulista lança primeiro trabalho , que sai em CD e em DVD

Um trocadilho com a marca de uma lavanderia e, mais do que a brincadeira, o som de uma banda de cinco músicos e compositores paulistas, sem a presença de um protagonista, com diferentes influências. Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni formaram, há dois anos, o grupo 5 a seco, que preza pela individualidade e liberdade de cada um dos integrantes.

O primeiro trabalho dos paulistas, que também seguem projetos musicais solo, é o CD e DVD independente "5 a seco - Ao Vivo no Auditório Ibirapuera", gravado em junho de 2011, em São Paulo. O álbum, com claras referências à MPB, traz participações de grandes nomes da música, como Chico César, Ivan Lins, Lenine, e Maria Gadú, nas faixas "No Dia que Você Chegou", "Todo Mundo", "Ou Não" e "Em Paz", respectivamente.

"Uma das perguntas mais difíceis é quando perguntam que som nós fazemos. Com a internet temos acesso a trabalhos de artistas de outras gerações e como somos em cinco, cada um leva suas referências e no final misturamos tudo. Posso dizer que conversamos com a tradição da canção, vinda de Noel Rosa, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Lenine, entre outros. Há também influências de música estrangeira Bjork, como Strokes e por aqui, até o Emicida", explica Calderoni em entrevista.

Calderoni foi responsável por "ligar os pontos" e unir o grupo em 2009. "A gente já tocava em outros projetos solo e tinha afinidade. Na época, eu e o Tó estudávamos juntos, e já tínhamos tocado em bandas no colégio. Eu conheci os dois Pedros e o Dani, que acabou saindo da banda depois. Achei tudo muito interessante e acabei unindo os integrantes. Posso dizer que a nossa sonoridade ganhou força no coletivo". O primeiro trabalho dos músicos teve a internet como o braço direito de divulgação – o lançamento do álbum se tornou concreto com ajuda complementar de um financiamento coletivo na web. Com a proposta de apresentar uma banda sem um líder, todos aprenderam a tocar outros instrumentos, como violão, bateria e guitarra, e combinaram que cada um iria apresentar a mesma média de canções próprias. Boa notícia para quem procura e gosta da boa música brasileira.

* Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário