sábado, 15 de setembro de 2012

"BEATLES 50 ANOS", POR NELSON MOTTA


Há 50 anos, quatro jovens ingleses gravaram juntos pela primeira vez e o mundo nunca mais foi o mesmo.

Vistos e ouvidos como o maior e mais influente fenômeno da história do pop, os Beatles comemoram 50 anos atravessando estilos e gerações com a qualidade de sua música e uma carreira vertiginosa de glórias, brigas e transgressões que durou menos de dez anos - mas vai ser para sempre a trilha sonora do nosso tempo. Um dos maiores privilégios de minha geração foi ter 18 anos quando os Beatles apareceram. Mas na primeira vez que ouvi She Loves You, confesso que achei um roquezinho sem vergonha, além de achar os cortes de cabelo e os terninhos meio ridículos. Quanta besteira se acha com 18 anos.

Era tempo da Guerra Fria, em que o mundo podia acabar a qualquer momento, e da

Guerra do Vietnã, que matava milhares de jovens em nome da geopolítica. Os Beatles expressavam, em música, e comportamento os sonhos de alegria, liberdade e rebeldia da juventude.

Todas as grandes transformações dos anos 60 tiveram os Beatles como trilha sonora. O poder a influência dos Beatles foram muito além da música, em filmes como Os reis do iê, iê,iê e Help e a animação Yellow Submarine.

Ingênuos e juvenis no início, os Beatles tiveram um vertiginoso crescimento musical e poético que os levou a discos de grande complexidade e densidade como Sergeant Peppers, o Álbum Branco e Abbey Road, reconhecidos como obras primas do pop, que mudaram o rumo da música no mundo.

Por maior que seja o talento de compositor de Paul McCartney, o gênio poético e a atitude de John Lennon, a qualidade musical de George Harrison e, vá lá, a simpatia e o batidão firme de Ringo Star, a história, a lenda dos Beatles mostram que a soma das partes não é maior do que o todo.

(Nelson Motta)

Abaixo, na íntegra, a coluna de Nelson Motta no Jornal da Globo: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/colunistas/v/beatles-sao-vistos-e-ouvidos-como-maior-fenomeno-da-historia-do-pop/2140796/


Nenhum comentário:

Postar um comentário