sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VMB E A VONTADE DE APONTAR TENDÊNCIAS QUE NÃO SÃO TENDÊNCIAS

Gaby Amarantos no VMB 2012 (Foto: Marcos Issa/Argosfoto)

Com três prêmios, Gaby Amarantos é a grande vencedora do VMB 2012
Paraense foi o 'Criolo' desta edição do VMB. Entenda melhor.

Mesmo com a corda no pescoço e o saldo no vermelho a MTV tirou forças - e money - do fundo do baú para apresentar a 18ª edição do Vídeo Music Brasil. Como já vem sendo praxe em alguns anos a emissora insiste em querer lançar tendências e se mostrar de vanguarda e à frente da concorrentes para descobrir talentos, contudo sempre erra, pois Restart (2010), Criolo (2011) e dessa vez Gaby Amarantos, nunca foram, são ou serão tendência.

Nada contra a espalhafatosa cantora paraense (a maior vencedora da noite com 3 prêmios), mas, a rigor, Amarantos mais chama atenção por ser uma gordinha com visual exótico e sexy do que propriamente por sua música.

Fora esta tola insistência a MTV mostrou por A mais B à Multishow como se faz um grande evento, praticamente impecável na técnica e tranquila na apresentação (supostamente sem apresentador fixo). A ideia de colocar uma rampa de skate/bicicleta no palco deu muito certo e casou legal com a temática do evento (hip-hop).


Apesar de começar a festa anunciando ser "a maior premiação da música brasileira" o VMB não o é. Ritmos e artistas populares não são indicados (neste prisma entende-se Gaby Amarantos como cult) e a eles competiu então apenas apresentar prêmios ou shows. Neymar, os apresentadores Patrícia Abravanel e Rodrigo Faro, o skatista Bob Burnquist, a socialite Val Marchiori, a repórter Monica Iozzi, o humorista Eduardo Sterblich, e a dupla sertaneja João Lucas e Marcelo foram alguns que participaram da premiação.  

Vaias às escolhas populares

Todos os prêmios foram escolhidos por um júri especializado a partir de uma lista selecionada por voto popular, exceto nas categorias "Artista internacional" e "Hit do ano". Estas duas, com resultado final escolhido pelo público, renderam vaias dos presentes no auditório.

Em "Artista internacional", o vencedor foi a boy band britânica One Direction. O prêmio foi recebido por representantes do fã clube do grupo, sob vaias do auditório. O Restart também foi vaiado ao ganhar "Hit do ano". "Podem vaiar", disse Pê Lanza. "Chegamos aqui sem humilhar ninguém."

Dois dos vencedores, Criolo e Emicida, citaram em seus discursos de agradecimento os incêndios recentes ocorridos em favelas em São Paulo. Criolo dedicou seu prêmio "às autoridades públicas" e Emicida subiu no palco com a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Marcelo D2 e BNegão em show do Planet Hemp (Foto: Marcos Issa/Argosfoto)

Antes da premiação, o Planet Hemp fez uma apresentação de cerca de 15 minutos no programa. A banda não tocava desde 2010 e não lança um trabalho com músicas inéditas há 12 anos. Além do Planet Hemp, apresentaram-se ao vivo no evento Marcelo D2, em show solo, Karina Buhr, Agridoce, Projota, ConeCrewDiretoria, Brothers of Brazil, Emicida, Bonde do Rolê com Karol Conká e Gal Costa. A dupla João Lucas & Marcelo fez um dueto com o humorista Bruno Sutter, encarnando o personagem roqueiro Detonator, em uma versão heavy metal de "Eu quero tchu, eu quero tcha". O programa, que teve duas horas de duração, foi encerrado com show apresentado por Neymar dos Racionais MCs, que ganharam o prêmio de "Melhor clipe".


Confira abaixo lista com os vencedores:.

Revelação: Projota
Melhor Disco: BNegão & Seletores de Frequência - "Sintoniza lá"
Melhor Banda: Vanguart
Melhor capa: Gaby Amarantos: "Treme" (arte: Greenvision/Gotazkaen)
Artista internacional: One Direction
Melhor Artista Masculino: Criolo
Aposta: O Terno
Melhor Música: Wado - "Com a ponta dos dedos" (Wado/Glauber Xavier)
Hit do ano: Restart - Menina Estranha
Melhor Artista Feminino: Gaby Amarantos
Clipe do Ano: Racionais MC's - "Mil faces de um homem leal" (Marighella) (dir. Daniel Grinspum)
Artista do Ano: Gaby Amarantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário