domingo, 16 de setembro de 2012

"RAM" DE PAUL McCARTNEY GANHA REEDIÇÃO





Divulgação 

Segundo álbum solo de Paul McCartney ganha reedição
'Ram', lançado em 1971, é o único creditado a ele e sua esposa, Linda McCartney

Em inglês, a palavra ram, quando substantivo, quer dizer carneiro. Como verbo, é bater em ou empurrar algo com força. E pode ser também enterrar ou calcar. Essa palavra, que dá título ao segundo álbum da carreira solo de Paul McCartney, pode assumir leituras distintas, uma vez que foi lançado em maio de 1971, pouco tempo após a separação dos Beatles. À época, o músico estava em meio a uma guerra na justiça contra seus ex-companheiros.

Paul, é possível, quisesse enterrar de vez o passado e ter total controle e independência sobre sua arte. "Ram", único álbum creditado a ele e Linda McCartney (falecida em abril de 1998), chegou pouco mais de um ano após seu primeiro voo solo, "McCartney" (sucesso de público, mas não de crítica). O ex-Beatle criou, então, um grande disco – que, infelizmente, só foi receber o merecido valor anos mais tarde.

Neste ano, o álbum ganhou uma reedição especial, recém-lançada aqui pela Universal em CD duplo, um com a versão remasterizada da obra original, outro de bônus, reunindo canções que foram gravadas nas mesmas sessões de estúdio, mas não entraram no disco.

O álbum confirma o potencial artístico de Paul, um músico completo que, além de multi-instrumentista competente, é também compositor e intérprete versátil. Inevitavelmente, como foi concebido pouco tempo após o fim dos Beatles, "Ram" ainda traz consigo muitos ecos do que McCartney fizera no final dos anos 60 ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.

Muitas de suas canções caberiam em qualquer álbum dos Beatles a partir de 1966, já que contêm influências e referências de Paul daquele período. O músico, por sinal, passeia com habilidade por gêneros e ritmos diversos. Fazendo essencialmente rock, traz elementos do blues ("3 Legs" e "Smile Away"), do folk (como em "Heart of the Country") ou da música erudita, nas participações da Orquestra Filarmônica de Nova York em "Uncle Albert/Admiral Halsey", "Long Haired Lady" e "Back Seat of My Car".

"Ram" foi criado durante uma temporada em que Paul, Linda e os filhos passaram em sua fazenda em Mull of Kintyre, Escócia. Lá, ele compôs as canções do álbum – metade delas em parceria com a esposa, que divide com ele a produção e canta em algumas faixas.

No outono de 1970, o casal foi a Nova York dar início às gravações, que contaram com o baterista Denny Seiwell (que tocou no Wings de 1971 a 1973) e os guitarristas David Spinozza e Hugh McCracken. Outro destaque foi Marvin Stamm, jazzista renomado, tocando fliscorne (instrumento da família dos trompetes), em "Uncle Albert/Admiral Halsey".

Apesar das críticas negativas à época, "Ram" teve sucesso de público e chegou a vender mais de dois milhões de cópias.

Serviço:

Ram
Paul McCartney
e Linda McCartney
Universal, 20 faixas (CD duplo)
Quanto: R$ R$ 47,90

* Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário