segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FESTIVAL DA PANELA DE BARRO COMEÇA AMANHÃ

Divulgação


Festival da Panela de Barro, Sobremesas e Sabores da Terra na GV! Confira a programação!

A Grande Vitória está repleta de festivais gastronômicos entre os meses de setembro e outubro. Entre os destaques estão os festivais Panela de Barro e Sobrefrutas e a Feira Sabores da Terra. Acompanhe abaixo os detalhes de cada evento.

Festival Panela de Barro

A 3ª edição do festival Panela de Barro começa nesta terça-feira (25) e vai até o dia 14 de outubro. Vão participar desta edição 30 restaurantes de Vitória, Vila Velha e Serra, seis a mais do que em 2011. Diferente dos anos anteriores, quando os pratos deveriam ser releituras da moqueca capixaba, nesta edição os estabelecimentos concorrentes puderam elaborar qualquer tipo de prato, desde que fosse preparado na panela de barro. Tudo para valorizar ainda mais este ícone capixaba, uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo.
Nos 20 dias de duração do evento gastronômico, as criações culinárias serão julgadas pelos consumidores através de uma cédula que contém quatro quesitos para votação de 0 a 10. Os restaurantes serão avaliados nos quesitos inovação, apresentação, atendimento e ambiente. Os cinco melhores colocados no voto popular vão ser avaliados por um júri técnico em 20 de outubro, segundo dia da Festa das Paneleiras. Na ocasião, será conhecido o grande vencedor do festival, assim como o segundo e terceiro lugares.
Quem experimentar os pratos do festival também concorrerá a uma viagem para Gramado, no sul do país, com direito a acompanhante. O pacote inclui passagem aérea, quatro noites de hospedagem com café da manhã, três passeios na Serra Gaúcha e um jantar.
O objetivo do Festival Panela de Barro é incentivar a produção local e a utilização da panela de barro na gastronomia nacional, além de buscar o resgate da história do Espírito Santo, difundindo e valorizando a cultura capixaba e aquecer diferentes segmentos da economia.
Divulgação
Festival Sobrefrutas
Também começa nesta terça-feira (25), e segue até 6 de outubro, o Festival Sobrefrutas, com sobremesas, doces e bolos preparados com as mais saborosas frutas cultivadas no Espírito Santo. A exposição do evento será realizada no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, onde haverá venda de doces variados, aulas-show de gastronomia (as inscrições estão abertas), palestras e concursos populares. Já o roteiro gastronômico contará com receitas de sobremesas inéditas preparadas em 14 restaurantes de Vitória e Vila Velha.
Mais do que um festival gastronômico, o Sobrefrutas será um espaço para criar oportunidades de divulgação do Estado e suas potencialidades econômicas. Também vai valorizar a fruticultura capixaba, destacando, de forma pioneira e saborosa, essa atividade de grande benefício social e econômico, que gera empregos e oportunidades de negócios.
Inscrições
As inscrições para a aulas da Cozinha Show podem ser realizadas através do site www.festivalsobrefrutas.com.br. Cada pessoa pode se inscrever em até três cursos. As vagas são limitadas e é fundamental que se chegue ao local com 20 minutos de antecedência, caso contrário, a oportunidade poderá ser direcionada para outro interessado.
Concursos populares – até 24/09. Resultados nos dias 25 e 26/09
1. O Máximo da Gula - vai premiar o autor da melhor resposta para a pergunta O que você faria por um doce?
2. Raspa no Tacho – vai premiar quem enviar o melhor vídeo com depoimento sobre o sentimento de se sentir a raspa do tacho, o último, o finzinho, o caçula, podendo ser um vídeo de celular, um curta-metragem ou uma animação.
3. Nêga do Leite – vai premiar o autor do brigadeiro mais inovador e bonito. Basta prepará-lo e tirar uma foto. Os três melhores irão ao palco do Festival Sobrefrutas para uma votação popular.
4. Rei do Bolo – vai premiar o autor do bolo mais bonito e gostoso. Basta prepará-lo e tirar uma foto. Os três melhores irão ao palco do Festival Sobrefrutas para uma votação popular.

Todos os interessados devem enviar suas frases, fotos ou vídeos para marketing@festivalsobrefrutas.com.br com o nome do concurso no título do e-mail. Os vencedores levarão os Troféus Sobrefrutas e prêmios especiais do Felipão Distribuidora. O prazo para participação nos concursos é até o dia 24 de setembro.
Prêmio Sobrefrutas – 25/09 a 06/10
Durante o evento será realizado um concurso para escolher as melhores sobremesas do Roteiro Gastronômico e os melhores doces e bolos da Exposição.
Divulgação/ Governo do Estado
Feira "Sabores da Terra"
A edição de 2012 da Feira ‘Sabores da Terra’ vai levar para a Praça do Papa 500 expositores de 10 regiões do Espírito Santo, que vão mostrar na Capital os produtos e serviços do agronegócio capixaba. Realizado entre os dias 27 e 30 de setembro pelo Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Sebrae o evento é aberto ao público.
A proposta da ‘Sabores da Terra’  é divulgar as potencialidades do agronegócio capixaba e fortalecer todas as suas atividades, além de estimular as relações de mercado entre os produtores do campo.
Programação
Paisagens, tradições e potenciais do interior vão ser demonstrados na Feira, que é dividida por setores. Nos pavilhões temas diversos, como floricultura, cachaças, orgânicos, artesanato, mel, peixes e café.A gastronomia é outro tema privilegiado no evento. Este ano, o tradicional Festival da Tilápia será realizado na ‘Sabores da Terra’. Os participantes poderão saborear as delícias preparadas na área de alimentação do evento.
Rotas e circuitos turísticos do Espírito Santo também serão demonstrados em um espaço exclusivamente preparado para a demonstração. Apresentações culturais e a degustação de produtos do interior com ingredientes típicos capixabas são outros atrativos da Feira.
Serviço
A Feira ‘Sabores da Terra’ é aberta ao público e será realizada entre os dias 27 e 30 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória. A realização do evento é da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário