quarta-feira, 2 de novembro de 2011

RÉQUIEM PARA UM SONHO




Eu estava aqui vendo o novo clipe da Rihanna: We Found Love, e percebi o quanto Réquiem para um sonho e o clipe se ligam profundamente e então me deu saudades e vontade de falar dessa obra prima do diretor Darren Aronofsky, mais conhecido pelo seu último filme Cisne Negro.

A história aborda o mundo das drogas de duas maneiras: o vício dos três jovens, Jared Leto (que faz o papel de Harry), Marlon Wayans (Tyrone que faz o melhor amigo de Harry) e Jennifer Connelly( que é Marion, a namorada de Harry), em heroína e cocaína e o da mãe de Harry (Ellen Burstyn) viciada em comprimidos para emagrecer e que tem um sonho de participar de seu programa favorito de tv. É um filme tenso e angustiante. clichês não existem e ao assisti-lo você sai com um peso enorme nas costas! Pesado não?! Não!

Realmente magistral!!! A trilha sonora por vezes causa angústia no espectador. O aprofundamento do diretor nos personagens é tão grande que é como se nós vivêssemos aquelas experiências junto com eles. O bacana do filme é isso, o diretor não faz só um aprofundamento no personagem, mas também no espectador. De alguma forma o filme, as idéias e os personagens conseguem se infiltrar tão profundamente dentro de você, te causando uma pertubação tão forte que é inevitável não se impressionar! Não há como não se impressionar com as cenas fortes e com os sonhos perdidos dos personagens. Realmente um grande trabalho de Darren.

Esse trabalho recebeu indicações a diversos prêmios, entre eles, a nomeação de Ellen Burstyn ao Globo de Ouro de melhor atriz em drama e ao Oscar de melhor atriz. O longa recebeu ainda, cinco indicações ao Independent Spirit Awards, e consagrou-se vitorioso nas categorias de melhor fotografia e melhor atriz.

O cineasta, tido como uma das maiores promessas dos últimos tempos, conseguiu quatro ótimas atuações. Ele foi buscar uma perdida Ellen Burstyn, que não fazia nada tão forte desde "O Exorcista" (The Exorcist, 1973), e conseguiu arrancar dela uma atuação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar com direito a ser tratada como grande favorita. A sua transformação durante os 102 minutos da fita é brilhante. Sobre os outros atores, nunca vi uma Jennifer Connelly tão entregue ao papel e um Marlon Wayans atuando com tanta seriedade (ele que é sempre conhecido pelos papéis em comédia). Jared Leto também faz uma bela atuação. O ator, que também é vocalista de uma banda chamada "30 Seconds To Mars", tem uma evolução enorme no filme também.

Darren Aronofsky aborda a questão dos "vícios" muito bem. Há vários tipos distintos de vício, as vezes aqueles que você talvez pensa ser o mais inofensivo é o que te já consumiu, e, te consumindo, te levará a destruição completa!

Assistam o filme e o clipe, e vejam que a comparação é certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário