segunda-feira, 12 de março de 2012

"EXPURGO" LIVRO FINLANDES PARA QUEM QUER CONHECER OUTROS POVOS

Sofi Oksanen, escritora finlândesa - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação

Você tem o interesse de conhecer a história de outros povos? Se sua resposta foi sim, temos uma ótima indicação de livro. Trata-se de "Expurgo" um livro escrito por uma finlandesa (Sofi Oksanen - foto acima) que conta a história de moradores da antiga União Soviética, Alemanha e Estônia (depois da separação da URSS).

O livro acompanha o drama de duas mulheres: Aliide, que vive com seus fantasmas em Läänemma, região rural da Estônia, e Zara, uma jovem russa que, ao fugir do cativeiro em Berlim, onde vivia para prestar serviços sexuais, acaba no jardim de Aliide, no país de origem da avó que vive em Vladivostok.

O enredo, bem construído, vai e volta no tempo para revelar segredos de família até então inconfessáveis – tem início na juventude de Aliide, em 1936, passa por todo o sofrimento e resistência dos estonianos durante a ocupação soviética e chega a 1992, um ano após o fim da União Soviética, quando as duas se encontram. O processo de expiação é inevitável.


Há muitos temas e diferentes formas de ler a obra. O cotidiano na era Stalin e a ameaça da deportação para a Sibéria, espionagem, perseguição, transição de um país da antiga União Soviética para uma nação livre, tráfico humano e exploração sexual são algumas das questões políticas abordadas pela autora. Há também assuntos pessoais, como a relação de inveja entre irmãs, que pode mudar o destino de toda uma família.


Expurgo
Sofi Oksanen
Record, 348 páginas. Quanto: R$ 49,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário