Todo o universo dos cânticos, fantasias e danças da Folia de Reis, a tradicional festa popular de Muqui, no Sul do Estado, está retratado no documentário "O Palhaço Menino", de Leonardo Alves. O trabalho vai ser lançado na sexta-feira, às 21h, no Cine Metrópolis, em Vitória.
Por meio de entrevistas com os foliões e da apresentação de suas comunidades – também em Cachoeiro de Itapemirim, Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul e Minas Gerais –, o documentário busca as origens desta manifestação cultural da região, que abriga o Encontro de Folias de Reis mais antigo do país.
Para o idealizador do projeto, o estudante de jornalismo Leonardo Alves, o resultado ficou muito além do esperado. Ele conta que a proposta inicial era fazer um vídeo simples, para veicular nas escolas da região e mostrar um pouco mais sobre os folguedos, que celebram o ciclo do Natal.
Com os editais em que foram contemplados, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Ministério da Cultura (MinC) e da prefeitura de Muqui, além de outras parcerias, foi possível fazer algo bem mais elaborado. Na busca pelas origens da folia, ele e outros três integrantes do Coletivo ETC foram para Portugal no ano passado.
Entre uma entrevista e outra com professores universitários, ele destaca a cidade de Ovar. "É uma cidade bem parecida com Muqui, mas tem grupos bem anteriores. Há algumas diferenças, mas a essência é a mesma, de ir na casa das pessoas, de fazer a saudação e o canto de partida".
As principais diferenças são os instrumentos, pois lá se usa o violino em vez do violão, e a quantidade de pessoas – cerca de 50 por grupo, enquanto por aqui são pouco mais de 10. Eles também não contam com o palhaço, mas há figuras mascaradas parecidas, os "caretos de Podence", que saem no inverno, depois do Natal.
"Descobrimos que a folia não é uma coisa única, é um misto do Nordeste, com Minas Gerais e Espírito Santo. Ela veio de Portugal, e o Brasil a transformou em algo ainda mais rico", aponta.
Para jovens
O diretor afirma, ainda, que buscou manter uma linguagem dinâmica e acessível no documentário, para que os jovens da região a entendam. Além do lançamento em Vitória, o trabalho vai contar com uma exibição exclusiva para as escolas de Muqui e outra para a população.
Também vai ser apresentado em Mariana, Minas Gerais, em São Paulo e no canal Futura, no dia 15, às 13h30. Além do documentário, será lançado também o livro "Diário de Produção", com crônicas e registros feitos durante os quase dez meses de trabalho, entre pesquisas, visitas e filmagens.
O Coletivo ETC já lançou um longa-metragem, "A Herança", baseado numa história de ficção de mesmo nome, publicada em livro por Leonardo Alves. Entre os próximos projetos, está um festival de cinema em Muqui e oficinas de fotografia.
Lançamento
Documentário "O Palhaço Menino" e livro "Diário de Produção"
Quando: dia 13, às 21h
Onde: Cine Metrópolis, na Av. Fernando Ferrari, s/n
Ufes, Goiabeiras, Vitória
Informação: (27) 3335-2376
Entrada gratuita
Informações: Cristiana Euclydes (Gazeta online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário