sábado, 1 de setembro de 2012

CRÍTICA - CINEMA AJUDA HERÓIS A SEREM MAIS "HUMANOS"

Divulgação

A capa de uma história em quadrinhos rodou a internet na última semana. Nela, em pleno voo, o Super-Homem lascava um beijaço na Mulher-Maravilha. A revista ''Liga da Justiça'' número 12 foi publicada na última semana nos EUA, e a ideia de ter o casal na capa foi justamente para torná-la histórica. Heróis com conflitos e anceios cada vez mais próximos dos humanos tem sido a nova moda das HQ's, incitadas, principalmente, pelas adaptações feitas nos cinemas.

Neste ponto a DC Comics (a criadora da 'Liga da Justiça') realmente tem ficado pra trás. A sua gama de super heróis são as mais convencionais possíveis. Explica-se: A exceção de Batman, todos os outros personagens da companhia são "certinhos demais", sem problemas, politicamente corretos e, admitamos, um pouco chatos.
O 'Super-Homem' "moderno" ainda soa bastante antiquado.
Então nada melhor do que criar um caso entre Super-Homem, até então o Sr. Loius Lane, e Mulher-Maravilha a, digamos, eterno affair de Batman. Tudo para criar uma nova perspectiva na vida pessoal dos heróis que a façam ser tão interessante quanto a vida pública.
Não à toa que as adaptações para o cinema das HQ's da DC não atingem o mesmo impacto do que a da concorrente Marvel. Mulher-Maravilha, por exemplo, não tem sequer uma adaptação digna para as telonas. As várias adaptações do Super-Homem para o cinema, apesar de sempre bem executadas, não chegar aos pés das do Homem-Aranha, por exemplo.

Grande parte vem do fato da DC se preocupar em excesso com o conteúdo público de seus heróis, deixando o que eles sentem um pouco de lado. A falta de veracidade também incomoda. Quem aguenta o caso a lá novela mexicana de Clark e Lane. Ou admitir que um óculos não é suficiente para modificar o rosto de uma pessoa (como as pessoas não sabem que Superman e Clark Kent são a mesma pessoa?).
Adaptações de Batman são as únicas de grande sucesso da DC

Mudanças começaram a ser feitas pelos estúdios de cinema. Nas últimas adaptações de Super-Homem, o homem de aço aparece visto por um viés mais humanizado. As franquias do Batman serviram de modelo. O homem morcego consegue levar milhões aos cinemas por causa das múltiplas personalidades... Dos vilões! Não seria dificil elencar o nome de três ou quatro atores que vivenciaram os grandes inimigos de Batman (como esquecer de Nicholson, Carrey e Ledger, por exemplo), mas é um exercício maior lembrar o nome de dois atores que deram vida ao Batman.
Heath Ledger. Vilões são mais lembrados do que mocinhos em 'Batman'

Contudo é notória a vontade das companhias de cinema de mudar esse panorama. Batman tem cada vez mais tendo sua vida particular mais interessante e, se continuarmos com essa maré, logo ele será protagonista de verdade dos filmes que deveria ser.
No afã de buscar essas mudanças alguns erros terríveis são cometidos. O último filme de 'Lanterna Verde', pro exemplo, beirou o ridiculo. Na tentativa de humanizá-lo, tranformaram-o num cafajeste de esquina. Ainda assim é válido buscar a mudança para ganhar novamente o espaço perdido para a Marvel.
Marvel tenta adequar "velhos heróis" para os novos tempos
Enquanto a DC passa dificuldade em conseguir grandes adaptações para o cinema, a Marvel pode bater no peito: Afinal suas adaptações são as lideres de bilheterias pelo menos nos últimos 15 anos. X-Men, Wolverine e Homem-Aranha, sempre vem acompanhados  por milhões de dólares de bilheterias.
'Vingadores'. Readequação da personalidade dos heróis mais antigos da Marvel foi executado com sucesso.

Os filmes "solo" de Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América (os heróis "dinossauros" da Marvel) serviram de ensaio de luxo para os 'Os Vingadores' grande sucesso dos últimos anos no cinema, ocorridos, em grande parte, pela humanização destes heróis. Neste ponto a Marvel, mais uma vez, se antecipou a DC. Nós fãs agradecemos e aguardamos a sinovações. Que Super-Homem beije muito mais a Mulher-Maravilha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário