quinta-feira, 6 de setembro de 2012

THALITA REBOUÇAS - A VOZ DOS ADOLESCENTES NOS LIVROS


Se tem alguém neste país que consegue falar com perfeição a voz da turminha que tem entre 11 e 16 anos esse alguém é Thalita Rebouças! Seus livros são a escolha perfeita para quem está entrando na adolescência e precisa de um bom livro pra lhe auxiliar em suas novas descobertas.

O interessante de Rebouças é que seus livros estão longe de ser bobinhos ou didáticos, pelo contrário. Eles realmente ilustram o que ocorrem na vida dos adolescentes, incluindo temas polêmicos e desagradáveis como drogas, virgindade e gravidez na adolescência.

'Fala Sério Filha -  A Vingança dos Pais' é só um dos ótimos livros de Thalita Rebouças

A chave do sucesso, além da expor realmente tudo o que ocorre na vida da turminha, é o bom humor com que Thalita conta as estórias. Quer um exemplo? Veja o trecho de um diálogo entre mãe e filha do livro 'Fala Sério Filha!'   

–-Eu não acredito!
--Qual o problema? Você vive me dizendo pra ser menos careta, agora que assumi toda a minha modernidade, você me critica. Garota chata!
-- Mãe, essa tatuagem nas suas costas não é definitiva, é?
-- Claro que não! É de hena.
-- Melhor assim. Mas por quê você fez isso?
-- Porque eu queria mostrar o meu amor por você e seus irmãos na orelha do livro!
-- E precisava escrever essas frases ridículas?
-- Só escrevi a verdade: “A adolescência é um saco, mas passa. Não sei quando, mas passa. Paciência e força, mães do Brasil!”. Confesso que a última frase foi só pra te irritar.
-- Como assim?! Vão achar que eu sou chata!
-- Não! Cê jura?! Por que achariam isso?! Que mundo injusto!
-- Você tá debochando de mim!
-- Maria de Lourdes, agora é a minha vez de ser protagonista, preciso mostrar que sou uma mãe incrível, não sei se isso ficou claro nos outros livros.
-- Eu que não vou ficar olhando pra essa bizarrice, vou pra casa do meu pai, que é uma pessoa normal e respeita os adolescentes. Ele, sim, entende a gente.
-- O seu pai furou as orelhas, sabia? Um brinco Fala Sério na esquerda e um Filha na direita. Não é fofo?
-- Isso é um pesadelo, né?
-- Isso é a nossa vingança! Tá na nossa hora de enquadrar você.
-- Mas eu não mereço! Sou tão ternura, tão flor, tão educada, tão obediente, tão...
-- Ah! Fala sério, filha!

Os temas mais abordados pelos livros de Rebouças são namoros, amizades, primeira vez, drogas, gravidez e relação entre pais e filhos. Exatamente tudo o que acontece na vida dos adolescentes. Vocês pais larguem os livros estrangeiros e de auto ajuda de lado e recorra a Thalita Rebouças. Garanto que será muito mais fiel, verídico e engraçado.

Veja abaixo a lista dos livros publicados por Thalita Rebouças:

Traição entre amigas
Fala sério, Mãe!
Fala sério, Professor!
Fala sério, Amor!
Fala sério, Amiga!
Fala sério, Pai!
Tudo por um Pop Star 
Tudo por um namorado
Tudo por um feriado
Uma fada veio me visitar
Ela disse, Ele disse
Era uma vez minha primeira vez
Fala sério Filha! A vingança dos pais

Um comentário:

  1. adoro a thalita rebouças tenho só um livro dela tudo por um namorado li tudo agora vou ir na feira do livro para comprar mais

    ResponderExcluir