segunda-feira, 13 de maio de 2013

COMUNIDADE QUILOMBOLA: RAIAR DA LIBERDADE.



Realizado desde 1888 - ano da abolição da escravatura no Brasil, o "13 de Maio: Raiar da Liberdade" é uma tradição mantida pela comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. No próximo dia 13 de maio, às 19 horas, mais uma edição desse evento será realizada como forma de promover a cultura quilombola cachoeirense e de celebrar a conquista da liberdade do povo negro. 

Na ocasião, será lançado o livro "Todas as faces de Maria", de Genildo Coelho Hautequestt Filho. A obra traz a narrativa sobre a vida de Maria Laurinda Adão, que, além de mestra de Caxambu, é parteira, coveira, líder espiritual e comunitária, baseada em experiências e ensinamentos herdados de seus pais e avós. A personagem é uma narradora das histórias sobre as tradições e sobre a resistência de sua comunidade quilombola. 

A publicação já foi pré-lançada fora do Brasil em fevereiro deste ano. Isso aconteceu em Moçambique, quando Genildo e Maria Laurinda visitaram o país para apresentar o documentário homônimo à obra. A viagem foi viabilizada com recursos do Edital Secult nº 001/2013 que possibilita a participação de pessoas residentes no Espírito Santo em atividades artístico-culturais por meio do custeio de despesas com locomoção. 

Uma realização do Grupo de Caxambu Santa Cruz, em parceria com o Ponto de Cultura do Folclore da Associação de Folclore Cachoeiro de Itapemirim, o Raiar da Liberdade contará com apresentações de grupos folclóricos do Sul do Estado. Entre eles, Caxambu Santa Cruz, Folia de Reis, Bate-flecha de São Sebastião, Jongo, Charola de São Sebastião, Capoeira e Maculelê. 

Programação

19 horas - Lançamento do Livro "Todas as faces de Maria"
20 horas - Apresentação de Grupos Folclóricos

Serviço
Raiar da Liberdade

Local: Comunidade Quilombola de Monte Alegre (acesso pela BR-482, próximo a Burarama e Fazenda Experimental do Incaper)
Data: 13 de maio (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário