terça-feira, 28 de maio de 2013

TUDO SOBRE O LANÇAMENTO DE 'OUTROS DE MIM' - CONFIRA

Acontecerá no próximo dia 11 de junho, no Cet Faesa, o lançamento do livro de poesia 'Outros de Mim' do escritor Marcos Bubach. O Outros 300 aproveita e faz a matéria, a crítica e uma entrevista sobre o autor e o livro. Confira abaixo.

Foto: Surge o livro“Outros de Mim” com sonetos métricos, versos brancos e livres, pensamentos e cordéis. Obras variando entre quatro pensamentos: poemas do romântico e amante Mário Portella, obras de saudade e de esperança do nordestino José Francisco, obras angustiantes e de tristeza da jovem Keity Virginia e pensamentos cultos e inteligentes do experiente Clóvis Ramón de Alcântara.

No lançamento, vocês poderão conhecer três das personagens citadas acima em performance da Confraria dos Bardos, que dará vida aos heterônimos e recitará poemas do livro.

Quatro em um
Bubach utiliza quatro diferentes visões sobre o mundo em seu livro

Pense em adquirir um belo livro de poesia que, ainda por cima, conta com quatro diferentes visões sobre o amor, sociedade, país e mundo? Pois esta é a ideia de 'Outros de Mim' livro do escritor capixaba Marcos Bubach que será lançado no próximo dia 11 de junho no Cet Faesa. Além disso ocorrerá um Sarau coma  galera da Confraria dos Bardos.

O lançamento


livro 'Outros de Mim' surge com "sonetos métricos, versos brancos e livres, pensamentos e cordéis". Obras variando entre quatro pensamentos: poemas do romântico e amante Mário Portella, obras de saudade e de esperança do nordestino José Francisco, obras angustiantes e de tristeza da jovem Keity Virginia e pensamentos cultos e inteligentes do experiente Clóvis Ramón de Alcântara.

No lançamento, vocês poderão conhecer três das personagens citadas acima em performance da Confraria dos Bardos, que dará vida aos heterônimos e recitará poemas do livro.

Crítica

Tive o prazer de ler antecipadamente o 'Outros de Mim' e posso garantir: É um livro excelente! Bubach é parceiro daqui do pessoal do Outros 300, mas posso garantir que tal relação de colaboração não influenciou em nada minha analise.

A premissa para um bom livro de poesia é que ele emocione e nos faça refletir e isto definitivamente ocorreu. Muito bem escrito, 'Outros de Mim' sai do lugar comum dos livros de poesia e mistura diferentes sentimentos, seja na mesma poesia, seja no mesmo eu lírico.

Aliás, a ideia de pôr 4 diferentes eus líricos no livro foi genial! Cada um a seu modo de ver a vida, e de escrever também, nos traz diferentes percepções acerca não só das coisas do amor e dos sentimentos, mas também de nossa sociedade e país. Sinta-se premiado por adquirir um livro "pague 1 e leve 4".

Marcos é um pouco de cada eu lírico de 'Outros de Mim', "eles me têm completamente, quando acham liberdade para inspirar"

Entrevista

O Outros 300 fez uma resumida entrevista com o autor acerca do livro e seu lançamento. Confira abaixo:


1 - Primeiramente. Faça um resumo sobre sua carreira, seus livros lançados e, claro, sobre o 'Outros de Mim'

R= Teve seu interesse pela poesia despertado ao perceber trechos de um poema de Camões (soneto 5) em uma música da Legião Urbana, misturada ainda com citações bíblicas “Monte Castelo”. Isso lhe gerou interesse em saber mais sobre essa arte de conciliar palavras. Passou a ler Camões, Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa, Quintana, Bocage, Shakespeare, Cecília M. entre outros. Decidido há pouco mais de 3 anos a desengavetar suas obras e transformá-las em livro, surge então “OUTROS DE MIM” com sonetos métricos, versos brancos e livres, pensamentos, cordéis... Obras variando entre quatro pensamentos. Poemas do romântico e amante Mário Portella, obras de saudade e de esperança do nordestino José Francisco, obras angustiantes e de tristeza da jovem Keity Virginia e pensamentos cultos e inteligentes do experiente Clóvis Ramón de Alcântara. O livro trás um breve histórico de cada personagem para a identificação da obra com seu feitor.

2 - De onde surgiu a ideia de escrever um livro subdividido entre quatro distintos autores (4 eus líricos) diferentes?

R= Vou tentar explicar a existência desses personagens (heterônimos). Comecei a escrever obras, pensamentos, poemas, sonetos... E fui escrevendo e escrevendo. Sabe a sensação de você ler algo que escreveu há tempos e achar que não faz muito sentido, que parece que não foi você quem escreveu? Mais ou menos assim. Relendo meu material para começar a pensar em fazer um livro percebi essas coisas, no entanto, percebi também que o enredo de algumas obras fazia sentido com outras obras, e assim fui separando-as até que surgiram características dessas divisões. (amoroso, bravo, pensador, critico, triste, feliz, depressivo, viajante...). Então decidi criar esses personagens e atribuir a eles a escrita dessas obras, respectivamente. Depois de ter esses personagens (heterônimos), com suas características já definidas, passei a escrever por eles. Talvez, em outra explicação, não sei se completamente, mas poderia lhe dizer que algumas vezes, de acordo com nosso dia escrevemos coisas lindas, outros dias, coisas tristes, coisas amorosas, etc... São personalidades que temos em nós, mas, que nem sempre se manifestam. Nada parecido com psicografia ou espiritismo. Espero. rsrs
Assim surgiram esses personagens do meu primeiro livro e esse ano (2014) farei meu segundo livro que será uma continuação das obras de MARIO PORTELLA (personagem de OUTROS DE MIM)

3 - O quanto de Marcos temos em Mário, José, Keity e Clóvis, e vice e versa?

R= Difícil mensurar, mas imagino que no momento que escrevi algumas obras de Keity me encontrava totalmente com suas características (triste, opressivo), e, no dia seguinte ao escrever obras de Mário já me encontrava totalmente amoroso, feliz. Creio que temos esses, como você bem sabe, eus líricos e suas qualidades constantemente em nós esperando situações no nosso dia a dia pra se manifestarem e o resultado só saberemos se escrevermos nesses “momentos”, por isso a sensação de estranhar algumas coisas que escrevemos há tempos atrás quando lemos hoje, não conseguimos entender, de imediato, o que sentíamos naquele momento, se amor, se ódio, se paixão, se raiva, se indignação...  Mas sem muita certeza, sobre mim mesmo, digo que sou:
40 % => Mário Portella 
32 % => Clóvis Ramon
20 % => José Francisco
08 % => Keity Virginia
E eles me têm completamente, quando acham liberdade para inspirar.

4 - Percebemos que além dos sentimentos específicos de cada eu lírico, temos também pitadinhas de uso de crítica social e política em suas poesias, espalhadas, inclusive, entre os 4 eus líricos presentes. Este engajamento (ou pelo menos interesse) político/social foi coincidência ou você quis dar 4 visões diferentes acerca das coisas que envolvem nossa sociedade?

R= Sim, cada personagem tem sua visão político/social e expressam suas opiniões segundo sua criação, visão e características.

5 - Convide-nos a ir ao seu lançamento neste dia 11/06. Será na Cet-Faesa não é? O que teremos de diferente por lá?

R= Este livro será lançado dia 11 de junho (terça-feira) na praça de alimentação do CET-FAESA na Av. Vitória às 20:10. Contará com recital de obras e teatralização dos heterônimos com o grupo CONFRARIA DOS BARDOS. 

PREÇO DO LIVRO SERÁ 10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário