segunda-feira, 20 de maio de 2013

HOMERO MASSENA RECEBE EXPOSIÇÃO "AUSÊNCIA/ PRESENÇA", DE ANDRÉ ARÇARI.




A construção de uma poesia visual a partir da análise de imagens já produzidas é a proposta da exposição "Ausência|Presença", do artista e pesquisador André Arçari. Aberta para visitação a partir do próximo dia 22 de maio na Galeria Homero Massena, em Vitória, a mostra é composta por 11 imagens e um vídeo. O conteúdo imagético foi capturado a partir de um monitor de TV ou captado no cotidiano do próprio artista que cria uma espécie de quebra-cabeças sem solução. 

O trabalho de André Arçari  tem o intuito de apresentar uma visão pautada em um mundo subjetivo. "Ausência|Presença" traz imagens submetidas a dispositivos como câmeras, televisores e monitores, considerados ferramentas de recorte, seleção e filtragem da realidade. O apagamento da clareza na obra proporcionado pelo  grau de desfoque e de ruído nas capturas traz consigo uma ideia de conflito visual que tende a desafiar o público.

Em alguns momentos, o frame capturado se apresenta bruto, tal como foi registrado e, em outros, é manipulado em um programa de edição. Há partes em que o fragmento é transformado em simulacro de seu original e, dessa forma, gera uma metafotografia, onde a própria fotografia exibe o ato fotográfico. 

Graças a ampliação do acesso a dispositivos tecnológicos de captação e transmissão de imagens, há um excesso de produção imagética nos dias atuais. Para André, além de uma possível estranheza por parte do público, a mostra abrirá um espaço de reflexão sobre o status da imagem na contemporaneidade. "Provavelmente, o meu trabalho levantará questões tais como o porquê de produzirmos mais e mais imagens, se elas são pensadas ou simplesmente feitas e, principalmente se conseguem ser processadas, já que são fabricadas e consumidas ao mesmo tempo", explica. 

A exposição também contará com um espaço de bate-papo com o público. No próximo dia 28 de maio, às 19 horas, André estará na Galeria Homero Massena para discutir acerca da proposta incitada pela mostra em exibição. "Vamos discutir o que o público achou, como reagiu, comentar e conversar sobre qual foi a impressão causada pelas obras expostas", disse.

Referências

Para compor sua exposição, André Arçari toma como referências as "fotopinturas" de Gerard Richter; a série "Nudes", de Thomas Ruff e ainda as fotografias abstratas de Wolfgang Tillmans. O cinema espiritual do diretor russo Andrei Tarkovski; os filmes baseados em obras escritas de Stanley Kubrick; a estética de terror noir de David Lynch e a formulação non-sense de Quentin Tarantino também inspiraram o conteúdo da mostra. 

O canadense David Cronenberg com seu cinema bizarro, e os orientais Takeshi Kitano e Takashi Miike com suas insanidades sobre o modo da invenção de uma narrativa intensificam a estrutura no trabalho. Na filosofia, o artista tomou como base o ensaio de Vilém Flusser, "A Filosofia da Caixa Preta" e as teorias líquidas do sociólogo polonês Zygmunt Bauman.

Serviço
Exposição Ausência/Presença, de André Arçari
Local: Galeria Homero Massena, Cidade Alta, Vitória - ES
Abertura: 21 de maio às 19 horas
Visitação: 22 de maio a 20 de julho. De segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e sábado das 13 às 18 horas.
Bate-papo: 28 de maio às 19 horas
Entrada franca
Contato: 3132-8395

Nenhum comentário:

Postar um comentário