quinta-feira, 11 de julho de 2013

CONFRARIA DOS BARDOS. MÊS DO PAULO LEMINSKI.


A Confraria dos Bardos inaugura um novo projeto: a postagem mensal de escritores!

A cada mês, o grupo postará conteúdo próprio com a temática de um autor, com o objetivo de divulgar a literatura. Serão versos, trechos de livros, pensamentos, tudo vinculando com a criação de conteúdo digital feita por membros da Confraria.

Para começar bem, neste mês de Julho, a Confraria escolheu o poeta Paulo Leminski (1944 – 1989).

Além de escritor, foi tradutor, crítico, compositor, professor e, além de tudo isso, lutador de Judô! Neste ano, o livro “Toda Poesia”, reunindo toda sua obra poética, foi lançado e alcançou, no primeiro mês de vendas, o primeiro lugar entre os dez mais vendidos no país. Lançado em março pela editora Companhia das Letras, o livro possui 424 páginas e reúne seis livros já publicados totalizando 600 poemas do autor curitibano; provando, de uma vez, que poesia – de qualidade – vende.

*

“Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”.

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um “à vontade” que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário