terça-feira, 16 de julho de 2013

BPES REALIZA EXPOSIÇÃO COM LIVROS DOADOS. CONFIRA!


Em seu mês de aniversário, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) realiza a exposição "Frutos de Doação" com livros recebidos por meio de doações feitas, não por instituições, mas especificamente por particulares. A mostra estará aberta para visitação durante todo o mês de julho, de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 19 horas. A entrada é franca

Esses livros, depois da catalogados, vão enriquecer os acervos dos vários setores da instituição. O setor Infanto-Juvenil recebe as obras para crianças e adolescentes; a Documentação Capixaba, os títulos de autoria de escritores capixabas ou que abordem qualquer tema ligado ao Espírito Santo; as Obras Gerais, livros de todos os setores do conhecimento, com ênfase sobre literatura, história, biografias, os mais procurados pelos usuários; por fim, o Setor da Província, que acolhe as obras e coleções especiais, acessíveis apenas à consulta dos usuários no local.

A exposição se baseia, portanto, no princípio da miscelânea, já que o único ponto comum de referência entre os livros expostos é o fato de serem frutos de doação feita por particulares. Lá está, por exemplo, uma coleção em capa dura, em 27 volumes, da obra completa de Érico Veríssimo; uma edição da "História da literatura ocidental", de Otto Maria Carpeaux, em 8 volumes; os 7 volumes das "Memórias" de Pedro Nava; o teatro completo e a poesia completa, respectivamente, de Gil Vicente e Fernando Pessoa; e duas edições de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust, uma em tradução brasileira, outra no original francês.

Contemplou-se também parte de uma doação que privilegia livros e revistas dos anos 60-70 focados em problemas da zona rural brasileira, mais diretamente relativos à questão da terra: "Campesinato: Ideologia e política", de Luiz Eduardo Soares; "O cativeiro da terra", de José de Souza Martins; "Quatro séculos de latifúndio", de Alberto Passos Guimarães; e "O bóia-fria: Acumulação e miséria", de Maria Conceição d?Incao e Mello, além de alguns exemplares das importantes revistas "Paz e Terra" e "Encontros com a Civilização Brasileira". 

Dentre os títulos avulsos, estão a biografia de Charles Lindbergh por A. Scott Berg, a pesquisa histórica "Stálin: A corte do czar vermelho", de Simon S. Montefiore, "O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico", de Fernand Braudel, uma belíssima edição em capa dura da "Legenda Áurea" (Vidas de santos), algumas obras ligadas a Mário de Andrade, inclusive correspondência ativa e passiva etc. 

Serviço

Exposição "Frutos de Doação"
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo - Avenida João Batista Parra, nº 165 -  Praia do Suá, Vitória.
De segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Entrada franca.

Informações: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário