terça-feira, 9 de julho de 2013

TEATRO CARLOS GOMES RECEBE PEÇA "CAMILLE E RODIN".


O espetáculo conta a história de amor vivida pelos escultores franceses Camille Claudel e Auguste Rodin, e reflete sobre os caminhos da arte, do amor e da loucura  através de dois grandes gênios criativos, ávidos por compreensão e liberdade

Com um texto escrito por Franz Keppler e construído especialmente para a montagem, chega a Vitória o espetáculo "Camille e Rodin". A peça, que narra a história de paixão e tragédia que envolve o casal de artistas Camille Claudel e Auguste Rodin, será encenada na próxima sexta-feira (12) e sábado (13) no Theatro Carlos Gomes, em Vitória.

Interpretado pelos atores Melissa Vettore e Leopoldo Pacheco, o espetáculo tem um texto pulsante, que constrói a vida amorosa dos personagens caminhando paralelamente ao embate sobre a Arte, o que leva o espectador à uma impactante reflexão. De um lado, Camille Claudel, uma jovem intuitiva e dona de uma imaginação excepcional, quebra os laços com sua classe social e moral vigente, entrando em conflito com as normas de conduta bem aceitas em sua época para se tornar uma artista grandiosa. De outro, Auguste Rodin, um gênio já maduro e considerado o maior escultor de todos os tempos, representa através de sua arte, as paixões humanas. 

O espetáculo reconstrói esse encontro, que se transforma em uma paixão arrebatadora e em um impulso artístico para ambos, dois gênios criativos que passaram suas vidas em busca de amor, compreensão e liberdade. Sem Camille, Rodin possivelmente não teria feito suas obras mais apaixonantes e, sem Rodin, Camille não seria a artista fantástica e nem o mito em que se transformou. 

O texto inédito criado especialmente para essa montagem demandou uma pesquisa baseada nos principais biógrafos dos escultores, com destaque para Reine Maire Paris (sobrinha neta de Camille), para a autora Liliana Wahba, e a partir da análise crítica e poética de Paul Claudel (irmão de Camille). Com direção do ator e diretor Elias Andreato, a peça foge da forma tradicional de apresentar biografias. Nela, o que interessa é o sentimento essencial que estes artistas trazem e que renova o olhar atual. 

Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, a parceria permite uma série de ações como circulação do espetáculo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbios para todos. Além do espetáculo, haverá uma edição do "Encontros Vivo EnCena" na cidade, desta vez com Melissa Vettore e Leopoldo Pacheco após a sessão do dia 12 de julho.

Sinopse

Ao chegar à cidade de Paris, muito jovem, Camille Claudel se torna aluna, discípula e amante de Auguste Rodin. Tendo que combater o preconceito da sociedade como mulher e artista, posa para ele e fascina-o com sua personalidade. O diálogo amoroso se torna presente nas obras dos dois. 
A intuição criativa de Camille e o apuro conquistado em anos de estudo por Rodin, tornam  a obra de um e de outro próximas, ao ponto de não sabermos qual obra do mestre ou da aluna inspirou um, ou copiou o outro, promovendo um embate de natureza artística entre os dois.

Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento, o rompimento definitivo marcará a vida e a obra de ambos para sempre. Auguste Rodin se torna o maior escultor de todos os tempos. Camille Claudel, após longo período debatendo-se em dificuldades financeiras, lutando contra a rejeição da família e o preconceito da época pela mulher solteira e artista, entrega-se à solidão e à loucura. 
Por iniciativa de seu irmão, é internada à força num manicômio aos 49 anos, onde passará os trinta anos seguintes de sua vida. 

Ficha Técnica

Texto: Franz Keppler
Direção: Elias Andreato
Elenco: Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore 
Pesquisa: Melissa Vettore e Franz Keppler 
Desenho de Luz: Wagner Freire
Cenografia: Marco Lima
Trilha sonora: Jonatan Harold
Figurino: Marichilene Artisevskis
Projeto: Dramática Produções Artísticas
Direção de Produção: Ed Júlio
Produção Executiva: Gabriel de Souza
Produtor Assistente: Fabricio Sindice
Operador de Luz: Ronny Vieira
Operador de Som: Eder Soares
Contra regras: David Cavalcante, Rodrigo Queiros e Ricardo Alves
Camareira: Rejane Meire
Assessoria Digital: Cacá Martins
Realização: Baobá Produções Artísticas 
                       
SERVIÇO

Espetáculo "Camille e Rodin"
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira - Centro - Vitória/ES
Data: Sexta-feira (12) às 21 horas e sábado (13) às 18h30 e às 21 horas
Ingressos: Sexta-feira R$ 50,00 e sábado R$ 60,00 
Duração: 75 minutos
Recomendação: 12 anos
Informações: Telefone 27 - 3132-8396

Fonte: SECULT-ES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário