quarta-feira, 31 de julho de 2013

PEÇA DE TEATRO COM VINÍCIUS PIEDADE NESTE FIM DE SEMANA

O ator, diretor e escritor Vinícius Piedade volta a Vitória, após temporada em São Paulo, e junto a seu regresso traz também a peça '4 Estações' que estará em cartaz no Teatro Carlos Gomes neste fim de semana. Saiba mais lendo a matéria completa.

Por Tiago Zanoli

Rodrigo Rosa/Divulgação
 
'4 Estações' traz pequenas histórias de encontros e desencontros
Após temporada em São Paulo, o espetáculo chega a Vitória neste fim de semana
 
Após uma década dedicada a espetáculos solo de teatro, o ator, diretor e escritor Vinícius Piedade resolveu compartilhar o palco em um duo com a atriz Gabriela Veiga, na peça “4 Estações ou Encontros e Desencontros”, constituída por quatro histórias diferentes: “Primavera – Go!”, “Verão – O Motoboy, a Secretária e o Amor”, “Outono – Notícias de uma Tarde Nua” e “Inverno – Encontros e Despedidas”. Após uma temporada na cidade de São Paulo, iniciada em maio deste ano, o espetáculo chega a Vitória neste final de semana, com apresentações sábado e domingo no Teatro Carlos Gomes.

“Eu estava ansioso pelo jogo com outro autor em cena, por construir junto. O teatro é como um esporte em que se joga e recebe. A diferença é que agora não jogo apenas com o público, mas com uma atriz. É muito bom ter a musa dos meus personagens em cena. Boa parte do texto escrevi quando ela já estava no processo, então ficou mais fácil escrever com a embocadura dela. A Gabriela diz o texto como se fosse dela. Ela se apropriou muito bem dele”, conta, em entrevista ao C2.

Viagem
A ideia do novo espetáculo começou a tomar forma a partir da viagem que o ator fez para Nova York, em outubro de 2012, onde apresentou a peça “Cárcere”, escrita por ele e Saulo Ribeiro. “Eu já tinha planos de trabalhar com pequenas histórias, porque sou contista. Tenho três livros de contos e nenhum romance. Sempre me perguntei como seria uma peça de histórias curtas. E minha passagem por Nova York foi marcada por um momento em que as estações do ano estavam muito misturadas. Peguei um outono com furacão”, diz, referindo-se à passagem do furacão Sandy pelos Estados Unidos.

Após a experiência intensa com o clima daquele país, Vinícius decidiu escrever histórias inspiradas nas estações do ano, funcionando em parte como metáfora, como na primeira história “Go!”, ambientada na primavera. Na trama, após uma relação tumultuada, a mulher consegue sair de casa e recomeçar sua vida, a experimentar um novo florescer. Mesmo sendo perseguida pelo ex-marido obsessivo e ressentido, ela atravessa a primavera da vida, tendo à frente novas perspectivas.

Em “O Motoboy, a Secretária e o Amor”, um motoboy vive uma paixão platônica pela bela secretária que lhe delega as tarefas e, focada no trabalho, mal nota a existência dele. À procura de meios para lhe chamar a atenção, num dia de chuva de verão ele encontra um jeito de se tornar inesquecível na vida da mulher.

A terceira história, “Notícias de uma Tarde Nua”, traz uma atriz num momento de crise profissional que é convencida por um fotógrafo a fazer fotos ousadas em busca de ascensão na carreira. A trama é ambientada num parque em um entardecer de outono. Já o inverno traz “Encontros e Despedidas”, com um homem e uma mulher que se encontram no alto de um arranha-céu de São Paulo para uma despedida numa noite frita de inverno.

Vinícius explica que cada história é apresentada com estética própria. Na primeira, os personagens dialogam indiretamente, cada um contando sua versão diretamente para o público, intercalando monólogos. Na segunda, o motoboy é quem se dirige à plateia, enquanto a secretária quase não fala. Em “Notícias de uma Tarde Nua”, isso se inverte, e o fotógrafo quase não fala. No final, os personagem dialogam entre si, e não com o público.

Confira
Espetáculo “4 Estações”
Texto e direção: Vinicius Piedade
Elenco: Vinícius Piedade e Gabriela Veiga
Quando: sábado, às 21 horas; e domingo; às 19 horas
Onde: Teatro Carlos Gomes, na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), à venda na bilheteria
Informações: (27) 3132-8396
Retirado integralmente de A Gazeta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário