terça-feira, 23 de julho de 2013

CLUBE DA ESQUINA. FLÁVIO VENTURINI 64 ANOS.


Flávio Venturini nasceu em Belo Horizonte (MG), em 23 de julho de 1949. Cantor, músico e compositor mineiro, nos anos 70, além de ter tocado em bailes (grupos The Shines,Os Turbulentos e Crisalis), participou de vários festivais, entre eles o Festival Estudantil da Canção, Festival Universitário de Belo Horizonte (2° lugar), e Festival Internacional da Canção de 1970 (FIC) no Rio de Janeiro.

Neste período já fazia parte do grupo dos novos compositores mineiros, e com eles fez alguns shows. "Fio da navalha" era o nome dado a estes shows que reuniu além de Flávio, Lô Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura, Toninho Horta, Vermelho, Zé Eduardo, e outros, que mais tarde estariam juntos outra vez no Clube da Esquina.

Em 1974, convidado a gravar com Sá e Guarabira, por indicação de Milton Nascimento, acabou integrando O Terço, grupo carioca, na época radicado em São Paulo, para onde se mudou. N’O Terço se destacou como compositor, gravando dois discos Criaturas da Noite em 1974 (vendeu mais de 100 mil cópia), e Casa Encantada em 1975, ambos com arranjos do maestro Rogério Duprat.

Em 1977, deixa o Terço. Neste mesmo ano grava com Beto Guedes o LP A Página do Relâmpago Elétrico. E ainda, neste mesmo período, sua música "1974" é coreografada pelo argentino Oscar Araiz, para o Royal Balet do Canadá, e apresentada em turnê pelo Canadá e Estada Unidos.

Em 1978, participa do Clube da Esquina II, histórico disco de Milton Nascimento, no qual foi gravada a música "Nascente". Participou como músico em outras faixas também.

Em 1979, foi convidado pela EMI/ODEON para gravar. Funda com Vermelho a banda 14BIS, com a qual gravou 8 discos de muito sucesso.

Durante sua participação no 14Bis começa sua carreira solo com o discoNascente em 1982, e O Andarilhoem 1985.

Compõem três trilhas de filmes premiados: "Quando os morcegos se calam" , "Viagem de ônibus" (de Daniel Schorr) e "Instinto animal" (Léa Zagury). Compôs também trilhas para "Aleluia Gretchen"(longa de Silvio Back),"Impresso a bala"(curta de Ricardo Favilla) , "O escravo" (vídeo de Luis Viana) e Hilda Furacão (peça teatral de Roberto Drummond).

Em 1988, sai do 14Bis, e continua carreira solo. Em 89, participa com grande destaque do Free Jazz Festival, com trabalho instrumental. Neste período, faz shows com Lô Borges, Toninho Horta e Zé Renato. Participa do show-encontro histórico "Minas em Concerto" com Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô e Toninho.

Em 1994, grava o disco Noites com Sol (Velas), primeiro disco de ouro de sua carreira solo.

Em 2003, funda a gravadora independente TRILHOS.ARTE , onde lança e produz novos talentos como Renata Gebara e Aggeu Marques, além de lançar um CD de músicas inéditas: Porque Não Tínhamos Bicicleta.

Neste álbum estão as músicas “Pra lembrar de nós”, “Céu de Santo Amaro” e “Prenda minha” incluídas nas novelas da Rede Globo e a música “Sonho e pedras“ na novela do SBT.

Site oficial: www.flavioventurini.com.br

Discografia:



Nascente (1981)
O Andarilho (1985)
Cidade Veloz (1990)
Flávio Venturini ao Vivo (1992)
Noites com Sol (1994)
Beija-Flor (1996)
Flávio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador (1997)
Trem Azul (1998)
Linda Juventude ao Vivo (1999)
Cidade Veloz (1999)
Porque Não Tínhamos Bicicleta (2003)
Luz Viva (2005)

Abaixo, confira, na íntegra, o DVD "Não se Apague esta Noite":

Nenhum comentário:

Postar um comentário