terça-feira, 16 de julho de 2013

LIVRO RESGATA OS PRIMEIROS VOOS DA AVIAÇÃO CAPIXABA. CONFIRA!


Amanhã, dia 17 de julho, às 19h, o escritor Álvaro José Silva lança o livro “PATRULHA DA MADRUGADA- O INÍCIO D AVIAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO”,  na Biblioteca Pública do Estado, na Praia do Suá. O livro é um resgate histórico de grande importância, pois conta histórias ainda não reveladas, e é a ampliação e complementação de um trabalho já lançado.
História

Na apresentação da obra, o autor revela: “As histórias que estão sendo cotadas nas páginas de 'Patrulha da Madrugada – o início da aviação no Espírito Santo' sempre me apaixonaram. Ouço-as desde criança, em conversas com meu pai, Nelson de Albuquerque Silva, ou em relatos de outras pessoas, geralmente pilotos. São histórias de aviação e de aviadores. Histórias de idealistas e sonhadores, claro. Tentei compor o livro com fatos históricos. Descobri que quase tudo se perdeu. Em um contato com um site de ex-pilotos brasileiros da II Guerra Mundial (www.sentandoapua.com.br), foi-me dito que até mesmo as cadernetas de missões dos oficiais que serviram na Itália iam sendo jogadas fora pela incúria e desleixo oficiais. Salvou-as um velho comandante, que as levou para casa onde desde então estão a salvo. No Ministério da Aeronáutica pouco há.

Quem buscar, por exemplo, a história do Aeroporto de Goiabeiras no tópico “Aeroportos Brasileiros”, encontrará um impreciso relato de poucas linhas, acusando o início da existência e atividades do terminal quando ele já existia, de fato, há um bom tempo. E com vôos regulares... Portanto, muitos fatos aqui narrados foram obtidos a partir de textos de publicações do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer) e de algumas outras mais específicas, como no caso do livro 'Breve resumo histórico da Aerovias Brasil e outras histórias...', de Carlos Affonso Migliora. Ainda houve dados retirados da Internet, até mesmo de textos acadêmicos relacionados aos primeiros anos da aviação comercial no Espírito Santo e restante do Brasil.

O mais importante foram os depoimentos. Como os de Alfredo Chevrolet, que me franqueou os arquivos do Aeroclube, Lourenço Fernando Tamanini, que me ouviu gentil e pacientemente em longos telefonemas Vitória/Brasília. E também alguns textos do livro originariamente publicados revistas ou série de cadernos oficiais, como 'Esporte Memória', da Prefeitura de Vitória. O que foi ótimo para a correção de pequenos erros históricos. As fotos que ilustram esse livro cobrem um período que vai de 1939 a 1955. Como é impossível data-las todas por dia, mês e ano, são identificadas às vezes por proximidade temporal. Praticamente todas eram do arquivo pessoal de meu pai. Ele guardou-as diligentemente até o último dia de sua vida. Elas foram apenas escaneadas, em preto e branco, para retirar o sépia que poderia ficar na reprodução final do livro. Houve poucos recursos de tratamento de imagem quis usar para 'melhora-las'”.

SERVIÇO

Lançamento do livroPatrulha da madrugada: Início da aviação no Espírito Santo, de Álvaro José Silva.


Às 19h de 17 de julho  


Biblioteca Pública Estadual
Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória – ES. (27) 3137-9351 / 3137-9349.

Nenhum comentário:

Postar um comentário