quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA MARCA O 158º ANIVERSÁRIO DA BPES.


Importante instrumento de difusão de informação e de incentivo à leitura, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), a quinta criada no país, completa 158 anos no próximo dia 16 de julho. Em comemoração, a data marca o lançamento do livro "Olhar do Braga sobre Cachoeiro", uma seleção de 35 crônicas em que o "Sabiá" revela nuances de Cachoeiro de Itapemirim, cidade natal do artista. Além disso, a BPES vai sediar diversos outros eventos comemorativos durante todo o mês de julho. 

Criada no ano de 1855, a instituição, antes chamada Biblioteca Pública Provincial, foi originada a partir da doação de 400 volumes ofertados pelo capixaba Braz da Costa Rubim (1812-1871). Quase um século depois, em 1979, a Biblioteca foi transferida para a sua sede atual localizada na Praia do Suá, em Vitória, e hoje conta com um acervo que ultrapassa 60 mil volumes, entre livros, periódicos e outras mídias.

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, destaca a importância de celebrar um espaço que atua como protagonista no processo de democratização do acesso à informação. Segundo ele, esse contato com obras e artistas proporcionado pela Biblioteca age diretamente na construção do caráter de uma sociedade. "O desenvolvimento humano passa, invariavelmente, pelo acesso à informação. Mesmo nestes tempos em que a internet possibilita e amplia este acesso por meio das diferentes plataformas, a Biblioteca Pública continua cumprindo seu papel ao oportunizar seu acervo e espaço físico de forma democrática", afirmou o secretário.

Como ferramenta que atua diretamente na formação e no crescimento dos indivíduos, a Biblioteca busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos capixabas, sobretudo com o desenvolvimento intelectual, humano, socioeconômico e cultural da sociedade. 

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo
Criado pelo Decreto nº 3.054 de 04/10/1990 como um órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo é um importante mecanismo técnico e organizacional para Bibliotecas Municipais e Comunitárias em todo o Estado. A realização de cursos, fóruns, seminários, além do repasse de acervos bibliográficos são ações que visam o fortalecimento e modernização das Bibliotecas nos municípios capixabas.  

Os primeiros procedimentos institucionais para preservação do acervo de jornais antigos, de 1854 em diante, como o Correio da Victória, Diário da Manhã, O Cachoeirano, entre outros, datam do início de 1980, quando o Arquivo Público Estadual, a Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca Pública Estadual disponibilizaram seus acervos para realização da microfilmagem, que hoje está acessível ao público nas instituições citadas. Grande parte da mais importante revista do Estado do Espírito Santo, a Vida Capichaba, publicada entre os anos de 1923 e 1957, também se encontra microfilmada. 

Conheça a programação de aniversário da Biblioteca Pública do Espírito Santo:

Amostra de livros doados à BPES
Data: 01 a 31 de Julho
Visitação: 08 às 19 horas 

Lançamento do livro "Olhar do Braga sobre Cachoeiro"  
Data: 16 de Julho
Horário: 19 horas

Lançamento de livro "Patrulha da madrugada: início da aviação no Espírito Santo", de Álvaro José da Silva
Data: 17 de Julho
Horário: 19 horas

Palestra de Pedro Demenech: Jorge Luis Borges e a biblioteca: da importância de flanar pelos livros
Data: 24 de Julho
Horário: 19 horas

Debate-papo com o escritor Caê Guimarães com mediação de Francisco Grijó
Data: 25 de Julho
Horário: 19 horas

SERVIÇO

Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória. 
Entrada franca

Informações: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo



Nenhum comentário:

Postar um comentário