quarta-feira, 5 de setembro de 2012

'ABRAHAM LINCOLN' - AVENTURA VAMPIRESCA ESTREIA NESTE FIM DE SEMANA NOS CINEMAS

'Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros' traz o político americano como um herói de ação

Personagem vai além das tarefas de presidente e advogado, sendo apresentado como caçador de vampiros nas horas vagas


Divulgação

Além de ter sido advogado, Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos e, provavelmente, o mais importante. Ele liderou o país durante a Guerra Civil e foi responsável direto pela abolição da escravidão. No entanto, para o escritor Seth Grahame-Smith e para o diretor russo Timur Bekmambetov, ele foi muito mais.

Baseado no livro homônimo de Grahame-Smith (o mesmo de "Orgulho, Preconceito e Zumbis") e dirigido pelo russo de nome complicado, "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros" estreia sexta-feira no Estado e revela um pouco das atividades extra-curriculares do ex-presidente norte-americano.

O filme tem início com Lincoln ainda pequeno, mas já insatisfeito com as desigualdades. Após evitar o ataque a um jovem negro, Abraham vê sua mãe sendo misteriosamente assassinada por uma criatura da noite. O tempo passa, ele cresce, e seu desejo de vingança também. É quando seu caminho se cruza com o de Henry Sturgess, um homem que explica a Abe a existência dos vampiros e o treina para eliminá-los.

Estilo

Como já havia provado no divertido "O Procurado", Bekmambetov sabe filmar. A assinatura do diretor permanece intacta, assim como sua "síndrome de Zack Snyder", ou seja, ele ainda não consegue se controlar na utilização de câmera lenta. Na primeira vez que presenciamos o efeito, ele funciona; na segunda é legal; na terceira é mais do mesmo; e, na quarta, já não produz efeito nenhum.

O diretor também se apoia muito nos recursos de computação gráfica, que tornam toda a ação do filme extremamente artificial. Uma perseguição entre uma tropa de cavalos, por exemplo, faria feio até em um jogo para os consoles de vídeo games da atual geração.

A história, salvo alguns bons momentos, soa como "O Procurado" do século XIX. Henry vai enviando nomes de vampiros para que Abraham os elimine enquanto espera o momento para concretizar sua vingança.

Apesar disso, não deixa de ser interessante ver o jovem Abraham se dividindo entre a política e as aventuras como caçador de vampiros. Se o diretor russo se preocupasse mais em explorar o lado político da trama em vez de privilegiar apenas a pirofagia dos efeitos especiais, o filme teria sido uma boa surpresa.

De positivo, além dos primeiros momentos de ação, ficam as atuações de Benjamin Walker (cada vez mais parecido com Liam Neeson) como Abraham, Dominic Cooper como Henry e da bela Mary Elizabeth Winstead como Mary Todd Lincoln. Fosse o filme protagonizado por um time de atores menos competentes, estaria fadado ao mercado de DVDs.


Serviço:

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
Aventura. (Abraham Lincoln: Vampire Hunter, EUA, 2012). 
Direção: Timur Bekmambetov. Com Benjamin Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackie e Mary Elizabeth Winstead.

*Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário