segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"RUA DOS AMORES" - TRABALHO INÉDITO DE DJAVAN DEPOIS DE 5 ANOS. CONFIRA


Djavan está de volta. E no seu melhor estilo. Após 5 anos sem gravar músicas próprias, o cantor lança “Rua dos Amores ” (Luanda/Universal). São 13 novas canções, todas com letras, melodias e arranjos feitos pelo próprio artista, que também é o produtor do disco. O trabalho marca ainda o reencontro com sua antiga banda, com quem não trabalhava há 15 anos.

Desde 2007, Djavan estava sem compor – seu CD anterior, “Ária”,foi dedicado a composições de outros autores e o cantor atuava apenas como intérprete. Um jejum deliberado e sofrido, segundo o próprio Djavan. 

Como o nome sugere, “Rua dos Amores ” é um disco que fala de amor. Nele, Djavan reafirma seu estilo musical e poético. Um estilo que seus fãs irão facilmente reconhecer em cada uma das faixas. É o mesmo Djavan de sempre, que conquistou milhares de fãs em seus 40 anos de carreira, mas com um toque diferente, renovado. Diferente no timbre, que está um pouco mais grave, com os agudos de sempre, mas controlados. Diferente também na variedade de forma e de conteúdo.

Em 13 faixas, Djavan vai da balada ao samba, brinca com a bossa nova, a MPB e se inspira até no blues. E procura falar do amor em seus vários aspectos: a separação, a dificuldade de amar e até mesmo o amor platônico. “O que eu busquei foi sair do comum, foi buscar a diversificação das formas musicais e das formas de falar do amor. Trato o amor de todas as formas”, afirma Djavan. Duas músicas se mostram como as exceções do CD. “Vive ” é a única não inédita do disco, recém gravada por Maria Bethânia. Já a música “Pode esquecer” é a única que foge do tema central do disco. Trata-se de uma sutil sátira política com críticas à corrupção – tão sutil que poderia se passar facilmente como mais uma canção de amor.

O encarte também merece destaque. Além das fotos inéditas, que trazem a assinatura do fotógrafo Tomás Rangel, existem referências aos 63 anos de idade do cantor. São imagens que remetem à sua infância e fotografias de álbuns de família – como a reprodução de sua carteira de estudante de 1963 ou fotos com seus filhos. O projeto gráfico é de Mariana Ochs. “Rua dos Amores” começou a chegar às lojas de todo o Brasil no último dia 4 e é uma parceria da Luanda Records (a gravadora do Djavan) com a Universal Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário