sábado, 25 de maio de 2013

CRÍTICA DO LIVRO 'LOBÃO - MANIFESTO DO NADA NA TERRA DO NUNCA'

Conhecido como uma das figuras mais polêmicas do país, Lobão volta ao mundo literário desta vez com 'Manifesto do Nada na Terra do Nunca', livro com críticas políticas, artísticas e sociais. Confira a crítica do Outros 300 acerca do livro. Lobão: Polêmico ou oportunista?

Capa do novo livro de Lobão

Oportunismo do bem
Polêmicas de Lobão vendem, mas, ao mesmo tempo, nos levam à reflexão

Ninguém aqui é ingênuo a ponto de achar que o objetivo puro de Lobão é escrever um livro que ajude a aguçar na nossa população seu senso crítico, mas, ao escrever um livro em que crítica não só as esferas artísticas e políticas (suas praias), mas também a esfera social de nosso país como um todo, Lobão consegue não só a boa vendagem da qual, mesmo que não admitindo, se propôs, mas também traz um bom serviço a nossa comunidade. Sim, o livro de Lobão nos faz pensar. Lobão é um oportunista, é polêmico quando quer, mas necessitamos de mais polêmicos oportunistas assim no Brasil.

'Manifesto do Nada na Terra do Nunca' definitivamente é um livro que só pode ser citado por quem realmente o ler. Brilhante em alguns momentos e gratuito em outros, o livro, o tempo todo, nos instiga a pensar. O livro não é a opinião do cantor, mas sim o start para a reflexão de quem o ler.

'Manifesto...' não é um livro linear. Na mesma hora em que um capítulo está falando de política, temos outro falando de música. Sobra pra tudo e para todos. Nada de relevante escapa ao olhos de Lobão e sua feroz crítica. Não ser politicamente correto em nenhum momento também dá um tchan ao livro.

Bem revisado pela galera da Nova Fronteira o livro é bem escrito e muito claro quanto a suas informações e objetivos. Quem conhece o mínimo sobre a carreira de Lobão sabe que todas as informações (inclusive sua mágoa contra o PT) são 100% verídicas. Nada foi inventado.


Alguns trechos valem um a parte: O capítulo que fala sobre a Lei Rouanet e sobre como Gilberto Gil e Paula Lavigne são os reis e rainhas de seus benefícios é clássico! Ao mesmo tempo crítico, informativo, mas também muito engraçado.

Não caia na armadilha de achar que o livro foi escrito por um falador oportunista. Tente abstrair as informações ali compostas e não se envergonhe de discordar delas, afinal é isso que próprio Lobão sugere "é possível discordar com elegância".  

'Manifesto do Nada na Terra do Nunca' foi escrito com o intuito de informar, de criar discussão, de abrir a mente, mas também é uma ótima distração. Eu garanto!

Confira:

Manifesto do Nada na Terra do Nunca
Lobão
Nova Fronteira. 248 páginas. R$ 30,90

Rui Mendes/Divulgação

Lobão, cantor, no estado

Apesar de um próspero escritor Lobão é, antes de mais nada, um cantor de muito sucesso. E é este cantor que se apresentará, gratuitamente, na festa de aniversário dos 123 anos de Cariacica, no dia 22 de junho. Aguardemos ansiosamente.  

3 comentários:

  1. Lobão morde Dilminha vermelha
    Depois do genial Nelson Rodrigues, surge um novo reacionário liberal, brilhante e assumido anticomunista na praça, o roqueiro e intelectual pós-modernista Lobão. Li seu primeiro livro e gostei, agora, li o recém-publicado e extasiei-me com as verdades profundas, coerentes e fundamentadas ditas objetivamente sem medos pelo intelectual e polêmico Sr Lobão. Dentre tantas pérolas antológicas ditas, destaco uma: ” É um tanto assustador assistir a um vídeo de nossa governanta visitando o barracão da revolução cubana no Fórum Social Mundial e fazendo um discurso emocionado em que demonstra sua admiração e solidariedade à ditadura cubana! Nossa presidenta é uma tremenda comunista!”

    ResponderExcluir
  2. Quem realmente precisa ler este livro não esta nem ai para o que acontece no Brasil, o importante para os beneficiados com o bolça família é que se tenha uma tv, arroz e feijão para comer e o casebre de pais e avôs parar morar e o resto é resto, com isso entra ano e sai ano e as mazelas são as mesmas.

    ResponderExcluir
  3. Li o livro. É bom para divertir. E você só o leva a sério se for um olavete ortodoxo.
    O livro é pobre, de um maniqueísmo retrógrado. É apenas para espraiar a tolice de um mimado desiludido com o PT que agarrou as esperanças na direita.
    O pior do livro é o capítulo sobre Oswald de Andrade. Lobão NÃO ENTENDEU O MÍNIMO do manifesto. E nota-se que ele não acompanhou a discussão posterior sobre o manifesto de 28. A cafonice e a mediocridade intelectual de Lobão são lamentáveis. Ele se degradou muito.

    ResponderExcluir