domingo, 5 de maio de 2013

LEITURAS DO EXÍLIO: LIVROS DE NEWTON FREITAS E LÍDIA BESOUCHET INTEGRAM A EXPOSIÇÃO DA BPES.




Neste mês de maio, 74 livros argentinos que pertenceram aos escritores Lídia Besouchet (1908-1997) e Newton Freitas (1909-1996) compõem a exposição da Biblioteca Pública do Espírito Santo - Levy Cursio da Rocha (BPES), em Vitória. Intitulada "Leituras do Exílio", a mostra pode ser visitada até o dia 31 de maio e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas

Gaúcha de nascimento, Lídia Besouchet radicou-se em Vitória na adolescência, onde conheceu o capixaba Newton Freitas, com quem se casou anos depois. Por suas posições políticas de esquerda, o casal foi perseguido pela ditadura varguista e exilou-se na Argentina, onde residiu e trabalhou nos anos de 1938 a 1948. De volta ao Brasil, eles trouxeram um acervo de livros argentinos reunidos durante o exílio e que foram doados à BPES em 1950. Aproximadamente 180 títulos reúnem obras da literatura, história, ciência política, cultura popular, entre outros. 

Entre os livros expostos estão "Correspondencia privada con los principales hombres públicos, americanos y europeos", de Herrera y Obes, "Descontento creador: Afirmación de una conciencia argentina", de Romualdo Brughetti e "Cartas polémicas sobre la guerra del Paraguay", de Bartolomé Mitre y Juan Carlos Gómez. Há também um belo conjunto de títulos da Colección Buen Aire - livretos de 50 a 100 páginas sobre assuntos variados refinadas ilustrações coloridas em suas capas. 

O acervo ainda conta com a presença do artista Carybé como ilustrador dos livros "Amores de juventud", de Casanova, e "La carreta", de Enrique Amorim. As minorias étnicas da região, sobretudo negros e índios também são temas retratados em diversos títulos presentes na coleção, como "El negro rioplatense y otros ensayos", de Ildefonso Valdés, "Caquiaviri: Escuela para los indigenas bolivianos", de Rafael Reyeros, "Problemas indígenas americanos", "Voces de supervivencia indígena" e "Los morenos", este sobre a população negra de Buenos Aires no século XIX, além do romance "Juyungo: Historia de un negro, una isla y otros negros", do equatoriano Adalberto Ortiz, e do Libro de Chilam Balam de Chumayel, uma tradução de antigos manuscritos maias.

Entre os exemplares, alguns títulos têm como foco o Brasil, como um "Rugendas" abreviado e "El Brasil moderno", de Ricardo Sáenz Hayes. Também podem ser encontradas algumas traduções espanholas de obras brasileiras em prosa: "Esaú y Jacob", de Machado de Assis, "Inocencia", de Taunay, "Salomé", de Menotti del Picchia, "Los sertones", de Euclides da Cunha, e "La guerra del Paraguay", de Joaquim Nabuco. 

Vanda Souza Netto, no livro "A embaixadora das artes: Vida e obra de Lídia Besouchet", publicação da Prefeitura de Vitória, apresenta como os dois escritores se integraram muito bem na comunidade intelectual de Buenos Aires. Ali se tornaram divulgadores da cultura brasileira, publicando livros escritos em parceria, como "Diez escritores del Brasil" e "Literatura del Brasil", colaborando intensamente na imprensa local. 

Além disso, nesse período, Newton Freitas publicou "Cantos y leyendas del Brasil" e "Alôs afro-brasileños", este último com ilustrações de Carybé. Quanto à Lídia, edições argentinas de seus romances "Condición de mujer" e "El mestizo" e de suas biografias do Barão de Mauá e do Visconde de Rio Branco precederam as edições brasileiras. Infelizmente, da produção do casal na Argentina, apenas os dois livros de Newton Freitas integram o acervo doado à BPES. 

SERVIÇO

Exposição Leituras do Exílio

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra 165, Praia do Suá - Vitória, ES.
Visitação: de 02 a 31 de maio, de segunda a sexta-feira
Horário: 8 às 19 horas
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário