quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CRITICA DO FILME ENTRE SEGREDOS E MENTIRAS



Andrew Jarecki fez, para o filme Entre Segredos e Mentiras (All Good Things), mais de 100 horas de entrevistas com pessoas próximas ao empresário Robert Durst (herdeiro de donos de imóveis em Nova York, Durst tornou-se suspeito pelo desaparecimento de um corpo em 1982, cujo sumiço nunca foi esclarecido) para conceber seu filme, contando uma versão ficcional da história de Durst. No filme, o nome dele é trocado para David Marks (interpretado por Ryan Gosling) e Kirsten Dunst interpreta a sua esposa, Katie Marks. A trama começa em 2003, quando David, em um tribunal, relembra a sua vida adulta, a partir do momento em que ele conhece Katie, em 1971.

Jarecki tenta refazer a vida do casal - o casamento, seus planos, suas diferenças - a partir dos fatos que conseguiu coletar, tomando aqui e ali algumas licenças para preencher a trama. Essa disputa entre o factual (o pouco que Jarecki comprovou nas entrevistas, em meio a tanto mistério) e o inventado (o pouco que ele presume para não deixar tantas pontas soltas) acaba fazendo de Entre Segredos e Mentiras um filme vazio de sentidos. E sem sentidos o que dá o tom é a morbidez.

Não convém revelar muito para não estragar as surpresas, mas digamos que David Marks é reduzido a um desvio edipiano de caráter - e que nunca conseguimos ter uma dimensão verdadeira dos motivos que o levam a ser quem ele é. Existe um trauma do passado (o tratamento que seu pai dava à mãe de David) que é amplificado no presente (o tratamento que o pai dá a David nos negócios da família), mas o diretor não entra em detalhes que nos permitiriam entender melhor esse mal.

Por fim, Jarecki, documentarista de primeira, não soube trabalhar com ficção, uma vez que sua função seja justamente preencher as lacunas que um documentário não tem como completar e , uma escolha pela tirania, não é uma transição fácil. Infelizmente em Entre Segredos e Mentiras o documentarista não deu espaço para o ficcionista criar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário