quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SUPER EXPOSIÇÃO DE ARTE NO MUSEU DA VALE

A exposição - FERMATA - terá somente obras inéditas dos GEMEOS, uma das mais famosas duplas da cena contemporânea mundial. Univitelinos na geração, Gustavo e Otávio Pandolfo levam esta condição ao pé da letra pela vida: fazem tudo juntos. Desde pequenos, brincavam juntos de desenhar e inventar, quase sempre no mesmo papel. Do primeiro contato com o universo hip hop, na adolescência, ao sucesso absoluto como uma das duplas mais importantes da arte contemporânea brasileira em nível internacional, OSGEMEOS não costumam fazer distinção entre fantasia e realidade.

Suas obras, que permeiam delicadeza, fantasia, detalhe, crítica social, aventura e uma imensa inventividade, marcam presença em todas as partes do mundo – do Museu de Arte Brasileira a um castelo na Escócia, de Nova Iorque ao Japão. Em outubro deste ano, eles aportam no Museu Vale - ES com a mega exposição FERMATA, totalmente inédita, mas que, garantem, tem diálogo com tudo o que fizeram até agora. Como diz Gustavo, “Cada exposição é como mais um capítulo de um grande livro que vamos escrevendo com nosso trabalho: tem a ver com os anteriores e também com os que vêm a seguir.”

osGemeos


Os desenhos e pinturas criados pelas mãos dos gêmeos Gustavo e Otávio representam as suas ferramentas de trabalho, e é assim que estes dois consagrados artistas vão tocar o público com esta exposição inédita, projetada especificamente para a arquitetura do Galpão de exposições do Museu – conclui Ronaldo.

Para produzir FERMATA, OSGEMEOS passarão o mês de outubro no Museu Vale, mas já estão trabalhando na exposição. – Todas as obras a serem expostas são inéditas – explica Gustavo. – Por enquanto são oito pinturas, feitas no ano passado e neste ano. Mas pode aumentar – afirma. Além das pinturas haverá obras interativas e uma escultura gigante – uma caixa de música em forma de mulher.

A escolha do nome FERMATA tem a ver com o intervalo dos pensamentos musicados. – Isto é tão forte que quando desenhamos uma cachoeira, por exemplo, escutamos o murmúrio das águas.

Dentre as centenas de trabalhos que OSGEMEOS já fizeram pelo mundo afora (foto abaixo) está a pintura das paredes externas do castelo de Kellburn, na Escócia. – Foi muito divertido porque a gente morou no castelo um mês para fazer este trabalho – conta Gustavo. – Tudo foi devidamente autorizado pelo Patrimônio Histórico de lá e documentado. Só o fato de terem convidado artistas brasileiros (OSGEMEOS, Nina e Nunca) é uma coisa inédita.

osgemeos3

Trabalhos assim são um pouco como no Renascimento, quando convidavam artistas para pintar afrescos em tetos e outros espaços. A diferença agora é que se faz com spray – diz Gustavo ao revelar que para eles cada trabalho é mais um capítulo do “livro” que escrevem com sua arte. – Pra nós é essencial que uma coisa tenha ligação com a outra. São como capítulos de uma obra só – completa Gustavo.

FERMATA – Exposição de OSGEMEOS
Produção e realização: ART UNLIMITED
Período: de 28 de outubro de 2011 a 12 de fevereiro de 2012

Museu Vale
Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n - Argolas - Vila Velha - ES - Brasil
Telefone: (27) 3333-2484
Horário: de terça a sexta, das 8h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h
www.museuvale.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário