terça-feira, 11 de outubro de 2011

TOP 10: OS MELHORES DISCOS DA LEGIÃO

Pra quem me conhece sabe que eleger um disco da Legião melhor do que outro é igual a dizer que um amigo é mais meu camarada do que outro. Mas tudo pela homenagem ao grande Renato Russo. Um disco pode até ser "melhor" do que outro, mas a Legião é melhor do que tudo


10 - Uma outra estação 1997 = Disco pós mortem de Renato com "sobras" do A tempestade. E mesmo assim o CD é bom pra caramba. Com alguns momentos realmente ótimos.


9 - Música para acampamentos 1992 = Um crtl c + crtl v de algumas músicas ao vivo, outras de rádio, outras do acústico... Tudo pra dar errado né? Nada disso. Discasso! A mistureba só fez o álbum duplo se tornar ainda melhor.


8 - Acústico MTV 1999 = Voz, violão e uma pseudo bateria. Pronto estava feito um dos melhores acústicos que a turma da MTV já viu. E olha que hoje em dia são "40" musicos "40" instrumentos e não chega nem aos pés...


7 - Legião Urbana 1984 = Desculpa o palavrão, mas nascia uma das bandas mais fodidas da estória desse país (parece o Lula falando né?). As músicas superficialmente entendidas como adolescentes com o tempo mostraram-se, principalmente nas vozes de outros cantores (a), grandes canções.


6 - V 1991 = O disco é a cara do que Renato estava passando. São várias incertezas e a melancolia de não saber as respostas incomoda e dói. O disco e intenso e pode - sem exageros - ser "sentido" pela gente tem oras. Acredito que virará um super marco fonográfico jovem daqui uns 50 anos. Por enquanto fica no nosso humilde sexto lugar.


5 - Que país é este? 1987 = Esquálido talvez seja o crítico que usou esse adjetivo para caracterizar este álbum que de ruim não tem nada. Pelo contrário. O disco é potente, vigoroso e crítico até o último fio do cabelo. Conexão amazônica é porrada pura. E tem um tal de João de Santo Cristo também que...


4 - Dois 1986 = Daí saiu algumas da maiores obras primas de Renato. E pensar que o álbum é um apanhado da época que Renato Russo cantava sozinho (trovador solitário). Portnato preparem-se para muita voz e violão. O disco é a certeza que nascia um super gênio da música.


3 - A tempestade 1996 = Renato Russo no auge do talento para compor. Maturidade de Dado e Bonfá nos arranjos. O que peca é o excesso de tristeza nas letras por causa da doença de Renato.


2 - As quatro estações 1989 = Ter virado um marco pop talvez tenha mascarado um pouco o quanto este álbum é bom. Letras firmes que tratam como nunca das relações humanas e suas dores. Além do mais foi deste disco que sairam os maiores sucessos da Legião.


1 - O descobrimento do Brasil 1993 = Nem foi o álbum mais famoso e nem o mais vendido, mas a inserção de instrumentos incomuns como tarale, bandolim, viola de 5, dentre vários outros, aliado a letras fortes, porém líricas, transformaram o álbum no melhor. Nem revoltado demais, nem triste demais, nem pra cima de mais. Tudo no ponto. É campeão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário