segunda-feira, 5 de março de 2012

LIVRO INDICADO PARA A TURMA DAS ANTIGAS

Emilio Surita, do programa Pânico
Carmen Miranda é uma das artistas citadas em MPB na Era do Rádio

Quem tem mais de 60 anos deve se lembrar com muito saudosismo da época de ouro do rádio e de tudo que envolvia aquele tempo. Para essa turma uma boa forma de relembrar esses bons tempos é através da literatura, pois a Companhia Editora Nacional acaba de lançar "MPB na Era do Rádio", livro do jornalista, pesquisador e historiador Sérgio Cabral que relata fatos históricos dessa época.

O livro é uma reedição revista, aumentada e mais caprichada do que a publicada em 1996. Já a partir do primeiro capítulo, dedicado aos pioneiros, Cabral reafirma seus pontos de vista como profundo conhecedor do assunto. Faz mais do que se limitar à história do rádio. Cabral traça as sucessivas etapas atravessadas pela radiofusão: a Rádio Clube do Brasil surgindo em 1924; as duas emissora funcionando por algumas horas, em dias alternados, uma e outra descansando no domingo; Getúlio Vargas e a Revolução de 1930; o controle do rádio por uma comissão nomeada pelo presidente; e a assinatura, em 1º de maio de 1932, da lei que autorizava as emissoras a veicular propaganda comercial em seus programas.

O autor parte justamente deste último fato – que tira o rádio de seu amadorismo cultural para a profissionalização de cantores, músicos, atores, locutores, técnicos, produtores – e acaba por fazer um estudo da música popular em geral, ainda que termine quando a bossa nova surge. Excelente pedida de leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário